Autoridades do Banco Mundial e empresários da Índia conheceram, na última quinta-feira (31/5), laboratórios e alguns dos projetos desenvolvidos pela Universidade Santa Cecília (Unisanta). A comitiva foi recepcionada no Consistório da Universidade, na presença do secretário de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos de Santos, Márcio Antonio Rodrigues Lara, além de diretores e coordenadores da Instituição.

“Agradeço à Unisanta pela acolhida e troca de experiências. Eu e o prefeito de Santos tivemos a honra de estudar nesta casa. É uma instituição que tem a ver com a vida da cidade e fundamental para o Parque Tecnológico. Aqui temos a pesquisa presente no dia-a-dia”, afirmou o secretário.

O doutor em Ecologia, Prof. Fábio Giordano, falou sobre o EcoManage, Projeto de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras – programa internacional desenvolvido com países da União Europeia. Nesse convênio, a Unisanta foi a única universidade brasileira particular a participar.

“Essa interação entre a Índia e o Brasil é muito importante. Através da apresentação do Ecomanage verificamos que os dois países possuem similaridades e problemas ambientais que também são diagnosticados na Índia. A realização de trabalhos científicos entre as universidades e o envolvimento dos jovens é muito importante”, falou o especialista ambiental sênior do banco Mundial, Tapas Paul.

“É uma alegria e satisfação recebê-los em nossa casa. A Unisanta é representada no Brasil pelos trabalhos e pesquisa que realiza em benefício da população. A Universidade tem uma penetração internacional muito importante, através de intercâmbios de alunos, professores e pesquisas. Temos parcerias em todos os continentes”, disse o diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unisanta, Eng. Áureo Pasqualeto Figueiredo

A comitiva visitou ainda os Laboratórios de Operações Unitárias, que fornece módulos educativos a diversas instituições particulares e públicas; o Escritório Modelo de Engenharia Civil, o Laboratório de Ecotoxicologia, onde são feitas pesquisas internacionais e nacionais, além dos acervos do Herbário Científico, do Acervo Zoológico, as clínicas de Odontologia e Fisioterapia, consideradas modelo e que atendem a comunidade. Por fim, os visitantes conhecerão o Sistema Santa Cecília de Comunicação.