A partir de amanhã, domingo (9/04), até a próxima quarta-feira, dia 12/04, a cidade de Santos será sede, pela primeira vez, do Encontro de Biólogos do Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (CRBio-1), que abrange profissionais dos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O 17º Encontro da categoria acontece nas dependências da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e contará com 9 conferências, 9 workshops, 8 mesas-redondas, 20 minicursos e a apresentação de trabalhos científicos.

Serão apresentados os mais variados temas das Ciências Biológicas e áreas afins, além dos aspectos metodológicos relacionados ao ensino de Biologia e ao exercício profissional do Biólogo.

Solenidade – A abertura será às 20 horas deste domingo, no auditório do Bloco E do Campus, Rua Cesário Mota, 8, no 4º andar. A solenidade contará com a apresentação do Coral da UNISANTA e a conferência O papel do Biólogo na Educação Científica da População, a cargo de José Mariano Amabis, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP).

Temas – Dentre os inúmeros assuntos que serão abordados por especialistas de importantes instituições de ensino e pesquisa do País estão: Avaliação e Gerenciamento de Riscos em Áreas Contaminadas; Organização do Genoma Humano; As Técnicas de Reprodução Humana Assistida; Viroses Emergentes de Ocorrências Silvestres;

E ainda: Biologia Forense; Bioinformática; Microbiologia Industrial; Manguezais no contexto da Ecologia da Paisagem; Literatura Infantil e o Ensino de Ciências e Educação Ambiental; Ecologia Aplicada à Saúde; Heterogeneidade genética e surdez; Jornalismo Científico no Brasil: Limites e Desafios; Licenciamento Ambiental de Aterros Sanitários, entre outros.

Pela UNISANTA, darão minicursos os professores André Martins Vaz dos Santos – Dinâmica de Populações de Recursos Pesqueiros; e João Marcos Miragaia Schimegelow, coordenador do Curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) da Universidade, com o tema Oceanografia Biológica. O professor doutor Fábio Giordano participará da mesa-redonda Biodiversidade Bêntica Marinha, com exposição do tema Biodiversidade em Substratos Consolidados.

Poderão ser feitas inscrições no local, a partir das 14 horas de domingo. A programação completa está no site www.crbio1.org.br.

Sobre o CRBio 1 – O Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS), criado pela Lei nº 6684 de 03 de setembro de 1979, é uma autarquia federal de direito público com atribuição legal de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional do Biólogo e de empresas e órgãos públicos cujas finalidades estejam ligadas às Ciências Biológicas. Tem também a incumbência de estimular e promover a realização de atividades que visem o aprimoramento científico e técnico de profissionais e estudantes da área.