Com muita estratégia, a atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha, sagrou-se campeã da última etapa do Circuito da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas da Federação Internacional de Natação (FINA), que aconteceu no último sábado (13), em Shantou, na China. Em grande estilo, Ana trouxe para o Brasil o título inédito de bicampeã mundial, já garantido na penúltima fase do circuito, ocorrida dia 7/10, em Hong Kong, também na China.

A atleta foi recepcionada com festa por dirigentes, alunos e atletas da Unisanta, nesta terça-feira (16). Ana Marcela e o técnico Márcio Latuf desfilaram pelas ruas da Cidade em carro de som e foram recebidos com uma bateria de fogos de artifício. Na oportunidade, ambos foram homenageados com placas comemorativas e concederam entrevista coletiva à imprensa.

“Todos aqui têm uma parte dessa vitória. Eles convivem e sabem o que passamos dentro e fora da água. É uma sensação única. Não consigo transmitir essa felicidade”, afirmou Ana Marcela Cunha.

Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, parabenizou a atleta e lembrou que nesta mesma data seria o aniversário do Chanceler da Unisanta, Dr. Milton Teixeira (in memoriam). “É um dia de muita festa para o Santa. Sabemos do esforço e das dificuldades que os atletas enfrentam para alcançar resultados expressivos como esse. Muitas vezes Ana deixou o lazer, o convívio familiar e os amigos para se dedicar aos treinos. Aos 20 anos, ela compete com atletas campeãs de idade superior, com capacidade, competência, talento e determinação. Ela superou obstáculos e assim chegou ao lugar mais alto do pódio.  É um orgulho tê-la conosco”, afirmou.

“Nas veias desta jovem mulher está escrito: hei de vencer. Ana Marcela é uma guerreira, com uma montanha de vitórias e reconhecimento”, disse a reitora da Unisanta, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.

“Ficamos emocionados com o grito de guerra da equipe da Natação da Unisanta. Aqui realmente se faz a preparação para as próximas Olimpíadas, com um apoio multidisciplinar, um conjunto para que esses atletas representem o Brasil. Sabemos que há um esforço grande dos atletas para unir a educação ao esporte”, lembrou a presidente, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani.

George Cunha, pai de Ana Marcela, também falou sobre a importância de unir à educação ao esporte. “Agradecemos muito à Unisanta, uma instituição que transmite a ideia de família e união. É possível se fazer no Brasil o esporte aliado à educação. Parabéns a todos, principalmente aos atletas alunos, que se esforçam para estudar. É possível chegar ao topo fazendo as duas coisas”, destacou.

“É emocionante ver a galera retribuindo o que todos nós fizemos, com os atletas, professores, dirigentes e lembrar do Dr. Milton, no dia do seu aniversário, já que foi ele quem me trouxe para o Santa Cecília.Nosso objetivo agora é 2016 para trazermos uma medalha, seja ela de qual cor for”, disse o técnico Márcio Latuf.

Ana falou ainda sobre como conseguiu superar o fato de não ter conquistado a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres. “A superação vem desde Xangai. A partir dali, percebi que com ou sem os Jogos eu poderia ir além de mim, dos meus limites. Percebi que posso ir além e fazer a diferença. Temos que saber ganhar e perder, chutar o balde e virar a página. O Márcio Latuf me deu muito força”, afirmou Ana. Em 2011, no Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, por uma posição a atleta não conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, mas conquistou uma medalha de ouro inédita para as mulheres brasileiras na história da competição ao vencer a prova de 25 quilômetros.

Após merecidas férias, Ana Marcela retoma os treinos para disputar o Open e duas   etapas do Campeonato Brasileiro. Entre as principais competições que a atleta participará em 2013, está a seletiva do Mundial de Barcelona de Esportes Aquáticos.

“Dizem que os atletas alcançam o auge aos 24 anos. Em todas as etapas que eu participo espero ser a melhor. A Angela Maurer (atleta alemã) tem 37 anos e chegou na 5º colocação na Copa do Mundo. Quem sabe eu não posso nadar até os 40 anos?”, brincou Ana Marcela, que por coincidência, ou não, terá 24 anos nos próximos Jogos Olímpicos.

Confira as fotos da recepção e da coletiva no Facebook da Unisanta