26 times de escolas da região estão presentes no evento esportivo, que acontece simultaneamente nos ginásios Poliesportivo e Laerte Gonçalves da Unisanta, como parte dos Jogos Escolares  promovidos pela Instituição.

Equipes formadas por alunos do Ensino Médio de várias escolas da Baixada Santista participam, neste sábado (01/6), dos II Jogos Escolares Unisanta – Basquete 3X3 promovido pela Universidade Santa Cecília (Unisanta). O evento começou às 8h,  no Ginásio Poliesportivo e no Ginásio Laerte Gonçalves,  simultaneamente, e terminará na tarde deste sábado.

Entre os times participantes estão  a da escolinha de Basquete da Unisanta. Neste ano, 26 escolas estão presentes com seus respectivos times:  COC Universitário, Colégio Santa Cecília A e B, Universitas A e B, Objetivo Santos A e B, Primo Ferreira A e B, Notre Dame, Nascimento, França A e B, Fernando Azevedo, Anglo Santos, Luíza Macuco A e B, Santa Inês, Escola Verde, Itá, Novo Tempo A e B, Objetivo Cubatão A e B, Ramos Lopes e Prof. Albino Luiz Caldas.  Em 2018, 24 escolas participaram.

O professor Leonardo Teixeira Ramos, coordenador e idealizador dos Jogos, explica que as equipes são divididas em 8 grupos e um time de cada grupo é classificado para a as quartas, em seguida um para as semifinais, finalizando nos times para as finais. “Seis grupos são de três instituições e dois grupos são de quatro instituições”.

Segundo o docente, que ministra a disciplina de Basquete e faz parte do Departamento de Esportes da instituição, apenas um time de cada grupo é classificado, caso haja empate, as estatísticas são comparadas. A organização e arbitragem da competição estão  a cargo dos universitários da Faculdade de Educação Física e Esportes (Fefesp-Unisanta).

Inspirado no jogo de rua praticado no mundo todo, o basquete 3X3 é considerado o esporte urbano número 1 do planeta. O jogo é disputado em meia quadra, com equipes compostas por quatro jogadores, sendo três em quadra e um reserva. As partidas têm duração de 12 minutos, sempre ao som de muita música.

Os campeões, vice-campeões e o melhor atleta dos jogos receberão medalhas.

Modalidade Tóquio 2020

Em 9 de junho de 2017, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão da modalidade entre as que estarão no programa olímpico dos Jogos de Tóquio 2020.