Informações servirão de base para a escolha do melhor momento de entrada ou saída de embarcações no Porto de Santos, informou o jornal.

A assinatura do novo convênio que trará maior segurança aos navios no Porto, à Defesa Civil e benefícios ao meio ambiente, entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Praticagem, foi destaque no caderno Porto & Mar, do jornal A Tribuna. De acordo com o Secretário do Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, o convênio facilitará e melhorará o convívio entre as necessidades do Porto de Santos e do meio ambiente, com respeito à vida marinha e à comunidade.

A matéria, publicada na página A-19 da edição do último domingo (21), destaca que o acordo tem como um dos objetivos o desenvolvimento de estudos que forneçam uma previsão de mais curto prazo de altura e período de ondas. Esses estudos são feitos pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta, relacionado a Faculdade de Engenharia da Universidade.

De acordo com a professora e coordenadora do NPH-Unisanta Alexandra Sampaio, com o convênio será possível dar continuidade e aprimorar o sistema atual de previsão hidrodinâmica do Núcleo.

“Complementarmente, a evolução da pesquisa e da parceria com a Praticagem permitiu à equipe do NPH emitir, pelo menos, 20 boletins extraordinários de alertas de ressacas para os municípios de Santos e São Vicente desde julho de 2016, minimizando de forma crescente os riscos à população e auxiliando a Defesa Civil de Santos e do estado de São Paulo na tomada de decisão”, explicou a coordenadora.

O texto do jornal ainda traz as palavras do presidente da Praticagem Nilson Ferreira, que explicou que a ideia é contar com previsões das condições de navegação para curtos períodos, que auxiliam nas manobras, como acontece em portos como em Nova York, nos Estados Unidos e na Austrália. Para que isso aconteça é necessária a conclusão de modelos numéricos, que ficarão sob a responsabilidade da Unisanta.