Ministrada a partir do terceiro ano do curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a disciplina Sistemas em Tempo Real, conduzida pela professora Dorotéia Vilanova Garcia, busca estimular a integração das diferentes tecnologias estudadas até o momento no curso, envolvendo-as na solução de um problema definido pela professora através de um projeto.

Neste primeiro semestre, os estudantes foram desafiados a projetar e a desenvolver um aquário com controle inteligente, capaz de efetivamente abrigar um peixe e funcionar de forma automatizada. Como parte do projeto, que deveria fazer uso da plataforma Arduino, os alunos deveriam instalar e controlar sensores capazes de realizar uma série de monitoramentos, como nível de água, luminosidade, temperatura, e até mesmo um dispositivo para o alimentador com controle de porção diária.

“A ideia do projeto envolve uma convergência de conhecimentos, já que a disciplina versa sobre sistemas em tempo real. Assim sendo, se faz necessário o conhecimento de mecanismos de controle que devem ser migrados em tempo real para o ambiente computacional, tratando as informações e fornecendo os dados para consumo dentro de um cenário adequado”, explica Dorotéia Vilanova Garcia, professora responsável pela disciplina.

Integrante do grupo também composto pelos alunos Daniel Carneiro, Filipe Rodrigues Filipe da Silva Rodrigues e João Victor Alves Fernandes, Vinicius Cosendey considera que o projeto foi uma oportunidade de demonstrar a capacidade de pesquisa e desenvolvimento da classe, além de flexibilidade diante de um projeto apresentado. “Começamos o projeto conhecendo pouco sobre aquários e precisamos aprender algo fora de nossa área de trabalho para adquirir os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do projeto, além de buscar tecnologias que desconhecíamos, mas que tornariam o desafio mais interessante e abrangente. Toda a dificuldade, fracasso e sucesso obtidos durante todo esse período geraram uma experiência fundamental para todos nós, e que levaremos adiante no curso”, explica Vinicius, cujo grupo acabou implementando um módulo capaz de permitir que o aquário também pudesse ser controlado à distância por meio da Internet, através de um celular ou notebook.

Representando o grupo também formado pelos estudantes Cassiano Ares Lamas, Gabriel Matos de Souza Lima e Julio Cesar Santos de Macedo, Luiz Micael Queiroz Cavalcante revela que a maior dificuldade inicial consistiu em aprender mais sobre as condições capazes de manter a saúde do peixe: “realizamos muitas pesquisas para saber quais as condições ideais para que os animais pudessem viver no aquário sem preocupações. Também encontramos dificuldades no envio e recebimento de dados, mas conseguimos, através de muita pesquisa e esforço, superá-las”. O aluno ainda destaca que o projeto trouxe grande aprendizado: “fez com que aprendêssemos ainda mais sobre sistemas em tempo real, porém, através da prática, estimulando a pesquisa e a inovação na área”.

Além da professora Dorotéia Vilanova Garcia, participaram das avaliações dos trabalhos os professores Luís Fernando Pompeu Ferrara, Sabrina de Cássia Martinez, Maurício Conceição Mário, Hélio Augusto Rangel, além de dois professores externos convidados – os docentes José Augusto Theodosio Pazetti e Rui Silvestrin. As apresentações dos trabalhos foram também prestigiadas pela reitora da Universidade Santa Cecília, Dra. Sílvia Teixeira Penteado.

Classificação dos quatro primeiros grupos do projeto “Aquário Inteligente”:

1° Lugar
Lucas Henrique dos Santos