Texto: Kelvyn Henrique

Estudantes de diversos colégios da Baixada Santista participam da competição que terá as finais no próximo sábado (22)

Organizada pela Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), estudantes da Baixada Santista participaram da segunda edição dos Jogos Escolares Unisanta de Futsal, neste sábado (15).

O intuito da competição é criar uma oportunidade para alunos do ensino médio disputarem um torneio, como explica Leonardo Teixeira, um dos organizadores do evento e professor da FEFESP.

“As competições costumam ser para alunos até o 9º ano. Os jovens do Ensino Médio não têm um campeonato para disputar. Então fizemos esse para alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio”.

São 17 escolas da Baixada Santista disputando a competição, entre elas o Colégio Santa Cecília. Uma oportunidade aproveitada pelos alunos que já a encaram como profissionais.

“Foi um jogo bem pegado, com as duas equipes jogando com vontade. Tivemos chance de ganhar, mas acabamos levando dois gols em falhas nossas. Deveríamos ter aproveitado as chances que tivemos e teríamos matado o jogo logo”, conta o ala Pedro, do Colégio Santa Cecília.

O técnico Nilson Pereira, conhecido como Índio, também falou sobre a importância da competição. “É uma boa iniciativa da faculdade e um ótimo incentivo para os estudantes que estão na faixa de 14/15 anos em diante”, avalia o técnico.

A competição também auxilia os jovens que estão prestes a se formar no Ensino Médio a conhecer um campus universitário e ver seu funcionamento, uma vez que logo estarão optando por cursar também uma faculdade.

“São 17 instituições que estão participando com muita vontade, com atletas em uma idade com carência em competições de diversas modalidades para eles na Baixada Santista. Os alunos estão gostando e estão a um passo de prestar o vestibular e entrar para a faculdade e a Unisanta oferece diversos cursos. Com isso, alunos de diversos colégios acabam conhecendo as instalações da Universidade; como a quadra, piscina, salas de aula, laboratório e  o Campus como um todo”, explica Leonardo.

As finais dos Jogos Escolares serão disputadas no próximo sábado (22), das 9h às 11h da manhã, no Poliesportivo da Unisanta.