Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) farão a cobertura das eleições para os jornais laboratórios Online UNISANTA http://online.unisanta.br/eleicoes2006 e Primeira Impressão, neste domingo, dia 1º de outubro.

Cerca de 70 alunos do 4º ano atuarão como editores, repórteres de texto, repórteres fotográficos e diagramadores para o jornal Primeira Impressão. Desde 1998, os futuros jornalistas participam da cobertura das eleições gerais e municipais.

O trabalho terá início às 8 horas e o término é previsto para a madrugada de segunda-feira, dia 2/10. Nas 20 páginas da edição especial serão abordadas pautas sobre o movimento eleitoral em todas as cidades da Baixada Santista e algumas do Vale do Ribeira.

Além dos resultados, a edição trará ainda quadros com os deputados federais e estaduais da região que se elegerem e peculiaridades como o trabalho de uma repórter que atuará como mesária, entre outros assuntos. Para facilitar a locomoção mais rápida aos locais das matérias, os alunos terão à disposição uma van fornecida pela Universidade.

“A atividade incorpora o exercício acadêmico. O contato com uma grande cobertura é uma boa experiência para a vida profissional dos alunos, que no futuro certamente passarão por situações como esta”, afirma o coordenador do jornal, professor Francisco La Scala Jr.

A cobertura terá a coordenação dos jornalistas e professores da UNISANTA, Adelto Gonçalves, Fernando De Maria, Francisco La Scala Júnior, Márcio Calafiori, Márcia Okida e André Luis Ferreira.

Jornal Online – Os alunos-repórteres do 3º ano e colaboradores farão a cobertura em tempo real das eleições na Região Metropolitana da Baixada Santista para o jornal-laboratório digital Online UNISANTA.

Trata-se da terceira experiência já realizada pelo veículo, iniciada de forma pioneira em 2004, quando alunos foram espalhados pelos locais de votação para acompanhar os candidatos, as condições de segurança, trânsito, movimentação do eleitorado e a apuração do pleito. Este ano, os estudantes cobrirão o andamento da votação em cinco cidades da Baixada Santista: Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Mongaguá.

Em 2004, foram publicados quase 200 textos ao longo dos dois turnos das eleições municipais, levando o jornal digital, um dos mais premiados do País, a acumular quase 25 mil acessos.