A prática faz parte do Projeto INForma, um programa que aproxima os estudantes da profissão.

O curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realiza, no dia 27 de outubro, o Júri Simulado sobre ética profissional, uma atividade que envolve infrações cometidas na profissão, com a presença do Dr. Mateus Antunes, conselheiro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de São Paulo (Crefito – 3/SP). O evento será às 14h e contará com a participação de estudantes do 5º ano.

A atividade faz parte da 2ª Fase do Projeto INForma, uma iniciativa voltada à capacitação e valorização dos futuros fisioterapeutas, com o objetivo de fortalecer a qualidade assistencial e promover boas práticas profissionais.

Durante a simulação, os alunos vivenciarão todo o processo de um júri real sobre o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, com a leitura da denúncia, arguição das partes de acusação e defesa, testemunhas e votação ao final.

Para o coordenador do curso, Prof. Me. José Luiz Marinho Portolez, a atividade tem como objetivo apresentar aos alunos situações profissionais que podem acarretar em penas profissionais, além de demonstrar como acontece o procedimento completo. “É importante para o aluno ter a vivência pratica e o conhecimento de procedimentos administrativos de julgamento e possíveis penalizações profissionais”, explica.

Sobre o Projeto INForma – O Projeto INForma da Crefito –3 é um programa estruturado em três fases, que acompanham a formação acadêmica dos alunos e os preparam para os desafios do mercado de trabalho:

1ª Fase – Introdução à profissão: Nesta etapa, realizada no início do curso, é oferecido aos alunos o conhecimento sobre a história da profissão, o perfil social do fisioterapeuta, sua autonomia profissional, os direitos humanos e o funcionamento do sistema COFFITO – CREFITOs.

2ª Fase – Ética profissional: Nesta fase, os estudantes refletem sobre a ética profissional, com atividades como júri simulado e instruções sobre o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia.

3ª Fase – Valorização profissional: A fase final do Projeto INForma concentra-se na valorização da profissão, com orientações sobre temas como precificação dos serviços, compliance, registro de clínicas e consultórios, registro profissional e a importância da formação continuada e especialização.