Alunos de Engenharia Industrial Mecânica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) participaram, dia 23 de junho, do Projeto Engenhoca – Corrida de Quadriciclos ou Minikart, realizada no pátio do Bloco M do Campus.

Cerca de 120 alunos do primeiro ano de Engenharia Industrial Mecânica foram divididos por equipes, totalizando 14 carrinhos movidos à propulsão humana, por meio do uso de pedais de bicicleta.
“Os alunos colocaram em prática conceitos básicos de Física aprendidos no 2º grau. Os carrinhos apresentaram boa estrutura mecânica”, afirma o professor João Batista de Amaral Jr., da disciplina Princípios de Engenharia Mecânica.

Segundo o técnico do Laboratório de Mecânica, Irineu Penha, este é o primeiro contato que os alunos têm com a parte prática da mecânica. Penha e Amaral Jr. auxiliaram os acadêmicos no desenvolvimento de seus projetos.

A corrida teve duração de 15 minutos. O vencedor, com duas voltas de vantagem foi o triciclo Papaléguas, desenvolvido pelos estudantes Nilson Dias Martins, Lidson Felipe da Silva, Bruno e Guilherme Tessari Teixeira.

O grupo utilizou tubos de aço, aparelhagem de solda e peças de bicicleta em sua confecção. “Procuramos fazer o triciclo mais leve para que ele pudesse ter mais velocidade e menos risco de quebra. A posição do banco, com o motorista quase deitado, possibilitou uma alavanca maior nas pernas”, afirma Nilson.

Para Guilherme Penhalver, integrante do grupo 4 rodas que ficou com a 2ª colocação, “além de possibilitar a experiência com soldagens, a corrida também auxilia no desenvolvimento profissional”.
A colocação ficou da seguinte forma: em 1º lugar o grupo Papaléguas, na 2ª colocação a equipe 4 rodas e em 3º a EquipLantras. Os alunos foram avaliados pelo projeto teórico, o quadriciclo e a nota da prova.