Na última sexta-feira (10), na piscina de apoio do Ginásio Poliesportivo, os alunos do 3.° ano dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção da Unisanta participaram da 1.ª Corrida de Barcos. O coordenador dos cursos, Prof. Carlos Alberto Amaral Moino, e o docente Eduardo Emery Quites foram os responsáveis por essa iniciativa.

O evento inédito incentivava os alunos a construir um barco acionado por controle remoto – eles não poderiam usar um controle pronto. Como forma de integrar alunos e professores na disciplina de Mecânica dos Fluidos, esse trabalho tinha como seu principal objetivo estudar os conceitos de mecânica dos fluidos, com ênfase no estudo do empuxo e estabilidade de corpos flutuantes.

A atividade foi uma forma de estimular os estudantes a buscar na literatura as informações necessárias para o entendimento dos fenômenos físicos envolvidos.

“Uma das características dos nossos alunos é fazer trabalhos práticos, além de teóricos. Com o projeto, eles tiveram a oportunidade de usar os conceitos aprendidos nas matérias de flutuação e ir ao laboratório para aplicar esses conhecimentos”, explica Eduardo Emery Quites.

Não havia restrição quanto ao material a ser utilizado no casco do barco, porém os alunos deveriam construí-lo. “Nós costumamos deixar livre ao máximo, para que haja criatividade”, diz o coordenador Moino.

Junto com seu grupo, Divanil Soares, aluno de Engenharia Mecânica, chegou à final da corrida com seu barco repleto de itens recicláveis, como forma de contribuir para sustentabilidade. “Utilizamos conceitos da indústria 4.0, desenvolvendo um aplicativo de celular para controle remoto. Também usamos motor de aeromodelo, garrafas pet e uma bateria descartada de notebook antigo”.

Os estudantes também puderam utilizar o InovFabLab, laboratório de inovação tecnológica da Unisanta, e demais laboratórios dos cursos de Engenharia da Universidade. Na hora da montagem, o que vale é a criatividade.

Seguem algumas das outras regras que os alunos tiveram que cumprir na hora da montagem do barco:

– propulsão por jato ou por hélice;

– direcionamento por leme, vela ou qualquer outro sistema que o grupo especificar;

– dimensões máximas: 300mm de largura e 400mm de comprimento.

Além disso, todos os barcos deveriam transportar uma carga útil de 2kg, a ser verificada no momento da competição.

Vale ressaltar que em cada grupo era permitida a participação de até seis alunos. Eles gravaram vídeos, de até cinco minutos, explicando como foi pensada e desenvolvida a construção do barco e também entregaram um relatório, em papel, aos professores, contendo todas as informações apresentadas em vídeo.