“Manta Vibratória”, é como vem sendo chamado o experimento inovador desenvolvido por alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília. Realizado por Antonio Stivale, Fernando Ribeiro e Rogério Kakazu o projeto tem como co-orientador o Diretor da Faculdade de Fisioterapia, Dr. Ivan Cheida.

O trabalho consiste na criação de um colchonete dividido em três partes dobráveis, onde serão fixados minimotores vibratórios no trajeto da coluna vertebral, do quadril e das pernas do paciente. A manta tem o objetivo de auxiliar o tratamento de dores agudas e crônicas com base no relaxamento muscular, alívio da fadiga e do estresse.

O Dr. Ivan Cheida explica que a vibração produzida pelo equipamento atua no sistema nervoso central através da emissão de sensações. “De forma simples, a vibração enviada pela manta será percebida pelo cérebro, de forma mais acentuada do que a sensação dolorosa e, assim, induzindo uma ação analgésica no paciente, pela diminuição da chegada dos estímulos dolorosos ao córtex cerebral”.

O equipamento ficará em testes, até dia 18 (sexta-feira), na clínica de Fisioterapia da UNISANTA, no atendimento de pacientes portadores de dor crônica e de tensões musculares. Os universitários estão sendo orientados pelos professores de Engenharia Valmir Demarchi e Carlos Moino. Já é tradição dos cursos da UNISANTA o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares em beneficio da comunidade.