Alunos de Engenharia participam da 10ª amostra de trabalhos de projetos integrados do curso

766

No dia 14 de junho (quarta-feira), o 10º evento de amostra de trabalhos dos projetos integrados será realizado pelos estudantes ingressantes nos cursos de Engenharia. A reunião – aberta ao público – irá acontecer no pátio do Bloco M da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em frente ao laboratório InovFabLab, com o objetivo de oferecer oportunidades ao aperfeiçoamento educacional dos discentes e à divulgação dos programas de ensino .

Local: Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão, Santos.

Programação

14 de junho, às 9 horas

Acadêmicos do primeiro semestre de Engenharia da Computação apresentarão o protótipo de um braço robótico– Coordenação: Prof. Me. Luis Fernando Pompeo Ferrara.

14 de junho, às 19h30

Estudantes de Engenharia de Produção, Civil, Mecânica, Elétrica e Química demonstrarão o modelo de um hangar e avião – Coordenação: Prof. Nilene Janini de Oliveira Seixas.

Votação

Os projetos acadêmicos estão disponíveis nos respectivos canais dos grupos, a fim de decidir qual é o melhor trabalho por intermédio dos números de curtidas (a equipe que apresentar mais curtidas em seu canal do YouTube será triunfante, obtendo uma medalha).

Links de acesso aos canais:

Global Airlines – https://www.youtube.com/watch?v=FMZA2zeAemc

Bluesky Airlines: https://youtu.be/gAgBONO8dWo

Flyup – https://youtu.be/HVtCA3MhmtU

Jet Airlines – https://youtu.be/6Zh1BmFwkos

Prince’s Express – https://youtu.be/-o5_QTjMh4M

Sunrise Airlines – https://youtu.be/ZLu4mGIiFeY

USC Airlines – https://www.youtube.com/watch?v=cEh5dRY8S9U&feature=youtu.be

Bluebird Airlines – https://www.youtube.com/watch?v=RedkWukZwAw

LCA Airlines – https://youtu.be/GFuZY7VR7GY

Hangar Atlântico Sul – https://youtu.be/mfyTzjY6D-0

UNIAIR – https://www.youtube.com/watch?v=72Eg26v9SxE

ENG Airlines – https://youtu.be/cLIWUpTbPEA

Hangar Blue Wings – https://youtu.be/Pet77z1qHoM

Altitude – https://youtu.be/yyZD7-Ahb9M

BJR TRANSPORTE AÉREOS – https://youtu.be/auAN7bFkzQY

Trembo Corporation – https://youtu.be/D-UuBvRGedw

Horizonte Engenharia – https://youtu.be/fESbuCmhzhA

Metra – https://youtu.be/43j02dDO-O8

MEplain – https://www.youtube.com/watch?v=in2ujlgS6c0

Mundial Aviation Company – https://youtu.be/Yam0mUOplXo

GREWK – https://youtu.be/Ctpzvq3TNF4

ENG Force One – https://youtu.be/zJTacgksBuQ

USC Airlines 2 – https://youtu.be/8GGNNcCslyo

Asas da Saúde – https://www.youtube.com/watch?v=4ba7WE7UTqs

Proposta

A Faculdade de Engenharia da Unisanta tem como diretores o Eng. Antônio de Salles Penteado e o Prof. Me. Dr. Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo.

“O encontro, que já é realizado há cinco anos, é destinado aos educandos ingressantes no curso de Engenharia. A ideia de familiarizar os acadêmicos às práticas de Engenharia, desenvolvendo a capacidade de entender um problema, estudá-lo e buscar uma solução, utilizando o recurso denominado “Ciências de Engenharia”, dentro dos parâmetros da profissão. Logo, é um primeiro contato oferecido ao estudante, o qual acabou de concluir o ensino médio, por intermédio de conhecimento empírico e aplicado”, explica Figueiredo.

Coordenadora de Engenharia Civil, a Profa. Nilene Janini de Oliveira Seixas menciona a imprescindibilidade das disciplinas apresentadas e do trabalho em equipe na execução de projetos:

“Com o auxílio da equipe docente, os calouros irão exibir, no dia 14 de junho, seus protótipos. Eles produzem, logo no primeiro ano, um projeto na disciplina ‘Introdução à Engenharia Contemporânea’ –ministrada pela Profa. Nilene- onde é explicado, passo a passo, como realizar um projeto. Também é disponibilizado um curso no laboratório InovFabLab durante o estudo da matriz curricular, afora a estruturação da montagem, na qual se utilizam princípios da elétrica de um hangar de forma prática. O propósito dessa atividade é de integração entre os alunos, fixando o aprendizado através do empirismo, visto que eles apresentaram um ótimo desempenho através da atuação de trabalhos em equipe”.

Acerca da essencialidade do aperfeiçoamento socioeducativo dos aprendizes, o diretor Aureo conclui:

“O início do programa educacional é muito árido, ou seja, questões científicas e matemáticas são estudadas, além de ferramentas como desenho e computação. Os conceitos primordiais podem apresentar-se muito complexos. Deste modo, a proposta da execução desse projeto é exatamente para que o aluno consiga enxergar uma situação do mercado de trabalho, em outras palavras, o principal aspecto a ser tratado é a habilidade à execução de serviços profissionais”.

Aplicação

“Essa integração entre os alunos ocorre durante todo o semestre. O trabalho completo é concluído na Unisanta, porquanto há locais, tendo seu período de funcionamento entre as 8 horas até as 22 horas, com ferramentas à serventia de diversos tipos de projetos, possibilitando o empreendimento no exercício. Ademais, o Laboratório de Prototipagem –InovFabLab é um centro de pesquisas aberto ao público, possibilitando a aplicação de máquinas como a cortadora a laser e a impressora 3D”, afirma a professora.

Aureo Pasqualeto explica que a amostra é dividida em agremiações de turmas, que irão divulgar e explicar seus equipamentos, sua finalidade e método de preparo. “Nós temos dois grandes grupos: O grupo vinculado à área de Engenharia de Produção, Civil, Química, Elétrica e Mecânica está construindo um modelo de hangar e avião. Um hangar é um armazém especial preparado ao recebimento de aeronaves de diversos portes, ou seja, eles fazem um estudo desse recurso, aprendendo suas características e modo de construção em miniatura através da utilização do InovFabLab. Ademais, um vídeo e um diário de bordo estão sendo elaborados, nos quais o aprendizado e as dificuldades encontradas são experiências registradas”.

Também é destacado o campo de atuação dos utensílios elaborados pelo segundo grupo: “A equipe de Engenharia da Computação, com um viés relacionado à eletrônica e elétrica, está montando um braço robótico. É outra proposta relacionada à execução de tarefas de diversas características, geralmente industriais”, conclui.