Temas voltados ao desenvolvimento turístico da região metropolitana da Baixada Santista foram escolhidos pelos alunos do último ano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) para a produção do Trabalho Final de Graduação (TFG), obrigatório para a obtenção do diploma. No total foram 35 projetos.
Entre os trabalhos apresentados e aprovados pela banca examinadora, dois são dirigidos ao município de Mongaguá, intitulados: Criação de Complexo Esportivo, Turístico e de Laser Poço das Antas – Mongaguá / SP , do aluno Fernando Pereira da Silva, e Espaço de Laser e Cultura – Reforma e Ampliação do Parque Ecológico A Tribuna, em Mongaguá, da formanda Luciana Cuculo.
O primeiro propõe uma complexa intervenção urbanística no bairro vizinho ao Poço das Antas, que envolve discussões turísticas, ecológicas, de auto-sustentabilidade, preservação, adequação urbana e recuperação de áreas degradadas ambientalmente.
Já o segundo trabalho, sobre o Parque Ecológico A Tribuna, discute o local enquanto equipamento de lazer e cultural para a cidade e região próxima. Dessa forma, a aluna apresenta uma leitura sobre a área em torno do parque, que resulta em uma nova proposta de ocupação espacial.
Também há trabalhos voltados para o Turismo em Guarujá. Um deles, de Thaysa Angotti Dalceno, tem como proposta a construção de um Terminal de Passageiros no aeroporto da Base Aérea de Santos, no Distrito de Vicente de Carvalho. O objetivo do projeto é equacionar problemas com transporte e incentivar o crescimento e o desenvolvimento do turismo receptivo e de negócios.
Avaliação – A banca examinadora é composta por três arquitetos, sendo um professor orientador, outro não pertencente ao grupo e um profissional da região especialmente convidado para o evento. Está programada uma exposição de todos os trabalhos no atelier da Faculdade.
Os alunos seguem critérios rigorosos de apresentação: um detalhado relatório, uma maquete, além da exposição oral. A coordenação dos TFGs é do professor César Capasso.

Contatos com o professor César, orientador dos trabalhos, podem ser feitos pelo e-mail: atdpa@yahoo.com.br