A atividade prática prepara os acadêmicos para a docência. O encontro será também no dia 29 de outubro.

Estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participaram, na última quarta-feira (22), das regências pedagógicas “Práticas Pedagógicas em Ação”. A atividade, realizada no Pátio M5 da instituição, permitiu que os estudantes aplicassem, em situações reais da Educação Infantil, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Outra etapa do projeto acontece na próxima quarta-feira, 29 de outubro, quando novas turmas terão a oportunidade de vivenciar a experiência.

De acordo com a docente Maria Cristina Alves, coordenadora do curso de Pedagogia e responsável pela disciplina Metodologia e Prática Docente na Educação Infantil, as regências envolvem o planejamento de aula, a organização dos objetivos de aprendizagem, temas, metodologia, recursos didáticos e estratégias de avaliação.

“Elas representam o momento em que o acadêmico aplica seus conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e prática e aplica a vivência no processo ensino – aprendizagem de forma intencional e reflexiva, exercitando seus saberes e promovendo o desenvolvimento do alunado”, explica.

Durante as regências, os alunos são responsáveis pelo planejamento e condução das atividades, com foco na ludicidade e na interação, conforme diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As propostas desenvolvidas têm como referência os cinco campos de experiência da BNCC: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

“A BNCC – Educação Infantil orienta que o professor planeje aulas que estimulem o desenvolvimento integral da criança, respeitando os seis direitos de aprendizagem (conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se) e os cinco campos de experiência que organizam as práticas pedagógicas por meio de vivências e interações, promovendo o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos”, finaliza a docente.