No dia 21 de setembro, a aluna do 3º ano do curso de Educação Física da Universidade Santa Cecília (Fefesp – Unisanta), Thais Bustillo Freitas, ficou em primeiro lugar no IRONMAN 70.3 São Paulo, na categoria 18 a 24 anos. Com essa conquista, a atleta garantiu sua participação no IRONMAN 70.3 de 2026, que será realizado em Nice, na França.

Durante o 70.3 de São Paulo, os competidores precisaram nadar 1.900m, pedalar 90km e correr 21km. Para Thais, realizar a prova foi uma experiência de superação. “Foi um sonho realizado. Desde que iniciei no Triathlon, sempre competi nas distâncias Sprint (750m natação/20km ciclismo/5km corrida) e olímpica (1500m natação/40km ciclismo/ 10km corrida). Tudo no seu tempo e processo, sem pular etapas. Chegou o momento que senti que poderia entregar mais em distâncias maiores”.

Entretanto, ela ressalta que a trajetória trouxe diversos desafios. “Foi uma prova muito dura, muito vento na bicicleta e um calor absurdo na corrida, que cobrou muita resiliência em todos os momentos. A natação saiu dentro do esperado, consegui evoluir bem nessa modalidade. O ciclismo foi bom, mas sei que posso fazer melhor. A corrida foi o mais difícil, saí para correr e comecei a ficar muito enjoada por conta do calor, não fiz a ingestão correta do carboidrato e nem conseguia tomar água direito, o ritmo começou a cair, sofri demais”.

Apesar das dificuldades, a aluna da Fefesp conseguiu conquistar o título de campeã e ainda se classificar para a etapa Mundial, que ocorrerá no ano que vem. “Assim que passei a linha de chegada, me senti zonza e fui levada para a enfermaria e disseram que eu estava com hipertermia. Mesmo com as adversidades, consegui o 1º lugar na categoria e a vaga para o mundial de 70.3 em Nice de 2026”.