Acervo Zoológico da Universidade Santa Cecília promove Semana Didática, de 08 a 12 de abril

682

As palestras são gratuitas e com vagas limitadas. Interessados devem fazer inscrição pelo e-mail do Acervo até 5/4

Há mais de 15 anos, um dos principais acervos particulares de espécies marinhas no Brasil é mantido pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) e tem,  como um dos objetivos, auxiliar nas aulas práticas do Curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) da instituição. Uma dessas atividades acontecerá de 08 a 12 de abril, na Semana Didática do Acervo Zoológico,  quando serão  recebidos diversos profissionais para palestrar a respeito de assuntos ligados a vida marinha.

Dentre os profissionais estão os docentes da Unisanta Antonio Aires da Cunha Filho; Walter Barrella; Ursulla Pereira Souza e Bruno Ferrette; entre outros. Alguns dos temas que serão abordados são “As raias brasileiras”; “História de vida dos peixes de riacho”; “Peixes: por que coletar? A importância das coleções científicas”, entre demais assuntos. As palestras acontecerão no Consistório e Auditório da instituição. Interessados deverão fazer a inscrição através do e-mail do Acervo, até dia 05 de abril.

Com mais de vinte mil espécies marinhas, o Acervo Zoológico da Unisanta (AZUSC) centraliza, organiza e implementa coleções científicas e didáticas da instituição através de pesquisas e parcerias, além de atividades didático-pedagógicas.

Veja a programação da Semana Didática do Acervo Zoológico da Unisanta:

– Segunda-feira (08/4):

14h: “Peixes: por que coletar? A importância das coleções científicas”. Palestrante: Prof. Matheus M. Rotundo (AZUSC)

14h50: Intervalo

15h: “História da Evolução do Microscópio e da Microscopia”. Palestrante: Prof. Antonio Aires da Cunha Filho (UNISANTA)

– Terça-feira (09/4):

14h: “Padrões de diversidade em peixes de riachos costeiros no Estado de São Paulo”. Palestrante: Prof. Fabio Cop Ferreira (UNIFESP)

14h50: Intervalo

15h: “Uso de microsubmarinos não tripulados em estudos com peixes marinhos”. Palestrante: Profª Amanda Carminatto (NUTECMAR)

– Quarta-feira (10/4):

14h: “As raias brasileiras: nova taxonomia”. Palestrante: Otto Bismarck Fazzano Gadig (UNESP– CLP)

14h50: Intervalo

15h: “Ecologia Trófica e história de vida de peixes de riacho”. Palestrante: Profª Ursulla Pereira Souza (UNISANTA)

– Quinta-feira (11/4):

14h: “Taxonomia de peixes recifais”. Palestrante: Prof. Alfredo Carvalho Filho (FISH BIZZ Ltda)

14h50: Intervalo

15h: “Pesca esportiva: desafios & atualidades”. Palestrante: Prof. Walter Barrella (UNISANTA)

– Sexta-feira (12/4):

14h: “Taxonomia, Biogeografia e Diversidade de peixes costeiros do Brasil”. Palestrante: Prof. Alexandre Marceniuk (UNISANTA & MPEG)

14h50: Intervalo

15h: “Taxonomia integrativa: métodos morfológicos somados a técnica de sequenciamento de DNA”. Palestrante: Prof. Bruno Ferrette (UNISANTA & UNIFESP)

Local: Auditório – 4º andar, Bloco E.