Tipos de Liderança

1410

Um líder pode influenciar diretamente os resultados de um trabalho apenas pela sua relação com as outras pessoas do grupo e sua forma de trabalhar.

Mas você sabia que existem estudos feitos desde o início do século 20 que destacam três tipos de liderança? Obviamente, esses estudos não apontam qual é a maneira correta de liderar, até porque cada tipo é certo para o determinado objetivo da empresa.

Estes tipos são: Liderança Autocrática, Liderança Liberal e Liderança Democrática. Será que você se identifica com algum deles?

Liderança autocrática

É aquela em que o líder tem o todo poder e é o centro das decisões tomadas no ambiente de trabalho. Neste tipo, os grupos acabam se tornando frustrados e desmotivados por receberem ordens e não terem liberdade de expressão para apresentar sugestões e opiniões.

Liderança liberal

Nesta liderança, o grupo é foco de tudo e tem a liberdade para tomar decisões, e as atividades podem ser realizadas individualmente ou em times.

O líder é omisso, pois confia nos subordinados e acredita que, sem um acompanhamento frequente, o grupo irá ter mais autonomia e criatividade. O líder deixa de dar orientações, ordens e feedbacks ao grupo.

Este tipo de liderança pode ser prejudicial no momento em que a ausência do líder faça com que o grupo não tenha referência do trabalho e consequentemente ofereça baixa produtividade.

Liderança democrática

O líder é visto como um “facilitador de processos” nesta liderança, pois ajuda o grupo a procurar soluções e a melhorar as tarefas. Ele tem características como preocupação com o trabalho, orientação aos grupos, participação e coordenação nos projetos, etc.

A comunicação é a chave deste tipo de liderança, porque o grupo é sempre incentivado a expor suas opiniões sem censura, fazendo com que a relação líder-subordinado seja leve. O grupo e o líder são responsáveis e têm comprometimento com a empresa e o seu trabalho.