Você está cursando Direito, mas ainda não tem certeza de qual área seguir?
Nesta matéria vamos apresentar os principais campos possíveis em que você pode atuar na área, com isso você saberá qual se encaixa melhor ao seu perfil e desejo.
- Direito Administrativo: área do Direito Público responsável por nortear e disciplinar os membros e ações da função administrativa pública. O objeto de estudo do Direito Administrativo é a Administração Pública, seja entendida como função administrativa ou como organização administrativa, órgãos públicos, pessoas jurídicas.
- Direito Ambiental: nessa área o advogado acompanha processos referentes a licitações ambientais, infrações ambientais, participar de processos judiciais civis e criminais que estão vinculados à legislação ambiental, entre outras várias questões que envolvem a relação do homem com o meio ambiente.
- Direito Civil: é a maior área do Direito no Brasil. Nessa área o advogado pode atuar representando os interesses individuais referentes a bens e propriedades, questões familiares (como divórcio e heranças) e muito mais, dependendo da área de especialização.
- Direito Comercial: essa é a área do Direito voltado aos aspectos jurídicos do comércio. O advogado trabalha com empresários e sociedades diante dos seus interesses comerciais e auxilia em questões como abertura e fechamento de um estabelecimento, elaboração de contratos e estatutos sociais, marcas, patentes e processos de falência e recuperação de empresa.
- Direito do Consumidor: nesse campo o advogado atua em defesa do consumidor em relação a um fornecedor de produtos ou serviço e vice-versa. Trabalhando com base no Código de Defesa do Consumidor.
- Direito Penal: também chamado de Direito Criminal, é a área que atua em processos referentes a crimes e contravenções, tanto de pessoas jurídicas como físicas.
- Direito Trabalhista e Previdenciário: área do Direito voltada para advogados que desejam representar empresas ou pessoas em disputas entre empregado e empregador, questões sindicais e de previdência social.
- Direito Tributário: o advogado que atua nessa área cuida de princípios e normas relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores, assim defendendo os contribuintes de eventuais erros no recolhimento de tributos pela entidade arrecadadora.
Você se identificou com alguma dessas carreiras? Faça Direito na Unisanta!
A Faculdade de Direito da Unisanta recebeu do Ministério da Educação (MEC) a nota máxima 5 (numa escala de 0 a 5) pela Renovação de Reconhecimento do Curso. Os avaliadores elogiaram a Organização Didático-Pedagógica, o Corpo Docente e a Infraestrutura. O relatório do MEC mencionou experiências consideradas inovadoras, o corpo docente com elevado número de mestres e doutores membros de carreira jurídica, em diversas áreas do Sistema de Justiça, e a contribuição na área intelectual e científica.
Garanta a sua vaga e concorra a descontos de até 100% para os melhores colocados. Acesse: www.unisanta.br/vestibular
Texto: Iska Digital