Antes de decidir qual curso seguir, muitas dúvidas surgem. Uma das perguntas mais frequentes na hora da decisão, para quem quer optar por Arquitetura, é se há necessidade de saber desenhar. E você sabe a resposta para essa pergunta?

A princípio, vamos esclarecer o que um arquiteto faz. Esse profissional projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos. Ele quem planeja as construções, organiza os espaços e encontra soluções para atender às necessidades de quem utilizará aquela construção. Os arquitetos são os principais responsáveis para se conectar com as partes responsáveis pela construção, alinhando um projeto que atenda às necessidades construtivas do cliente.

Para ser um bom arquiteto, você vai precisar de várias habilidades e uma delas é gostar de desenhar, e não apenas saber desenhar. Saber desenhar é o ideal, mas não é essencial para quem quer seguir a carreira de Arquitetura, pois durante a faculdade, você irá desenvolver essa habilidade.

As habilidades, para se tornar um bom arquiteto, giram mais em torno de saber interpretar, ser criativo, ter senso estético e saber diferenciar o que é belo do que é apenas bonito. É preciso se interessar por arte, ter uma boa percepção do espaço urbano e, sobretudo, ter uma ampla capacidade de criar coisas novas.

Quem pensa que, para cursar Arquitetura, é preciso somente ser muito bom em desenho, está perdendo a possibilidade de entrar em um dos mercados mais promissores da atualidade.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta tem conceito 5 do MEC, mantendo parcerias com a Fundação Arquivo e Memória de Santos, a Diretoria da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto de Santos e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos. O curso dispõe de Laboratório de Conforto Ambiental, em parceria com a Philips do Brasil. Nele, são desenvolvidas pesquisas de iluminação natural e artificial, acústica, conforto térmico e ventilação. Os alunos dispõem também de laboratórios de maquetes, ateliê, construção, informática aplicada à arquitetura, entre outros. Os acadêmicos têm recebido prêmios em concursos nacionais, como o Geniuz, e incluídos em seleções para a Bienal Internacional de Urbanismo de Buenos Aires, a Bienal Internacional de Arquitetura e Design de São Paulo e o Congresso Brasileiro de Arquitetos, entre outros.

Saiba mais sobre o curso: http://unisanta.br/Graduacao/Arquitetura_e_Urbanismo

 

Texto: Iska Digital