Na hora de escolher uma carreira, muitas vezes temos dúvidas porque as opções são muito parecidas. Isso acontece com Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo. A confusão acaba acontecendo porque os cursos têm grades curriculares parecidas e trabalham com áreas em comum.

A dúvida é mais comum do que você pensa. Há grandes diferenças nessas duas áreas e vamos mostrar algumas delas para ajudar você!

Primeiro, precisamos saber que cada curso tem seu foco.

Design de Interiores geralmente tem dois anos de duração e estuda, como diz o nome, o interior de ambientes como apartamentos, salas, clubes, etc. O profissional trabalha mais com o planejamento e a organização do lugar, desde a iluminação, criação de móveis, estética, a outros aspectos ligados à decoração interna.

Durante o curso, você vê matérias como Desenho Técnico, Composição Decorativa, Teoria das Cores e Design.

Fonte: Giphy.com

Já Arquitetura e Urbanismo tem duração de 5 anos e foco em urbanismo e construções, abordando aspectos como arte, paisagismo e também a parte funcional de uma obra, como o solo e clima. O trabalho principal do profissional desta área é a projetação de habitações e edificações.

Algumas matérias do curso são Cálculo, Planejamento Urbano, Projeto Paisagismo e Desenho de Objeto.

Para ter uma noção de diferença entre as duas áreas, é só pensar que o arquiteto trabalha principalmente com obras e construções, praticamente “a parte de fora” de um ambiente. Já o designer de interiores trabalha com “toda parte de dentro”, focando na decoração do ambiente.

Fonte: Giphy.com

Na Unisanta, você encontra estes dois cursos como grandes referências na Baixada Santista, realizando diversos projetos na cidade.

O curso de Design de Interiores tem destaque em exposições de Arquitetura, decoração e paisagismo como a Santos Arquidecor e a Mostra Litoral. E o curso de Arquitetura e Urbanismo, nota 5 do MEC, conta com infraestrutura moderna com seu Laboratório de Conforto Ambiental, em parceria com a Philips do Brasil, e também laboratórios de maquetes, ateliê, construção, etc.

Inscreva-se: www.unisanta.br/vestibular