Toda a programação do 19.º Curta Santos será exibida no canal do Youtube do festival.

Entre os dias 15 e 19 de dezembro, acontecerá a 19.ª edição do Curta Santos – Festival de Cinema de Santos, evento dedicado a divulgar trabalhos audiovisuais da Baixada Santista. Entre as 43 obras selecionadas da Mostra Olhar Caiçara, categoria oficial desta edição do festival, está a websérie “Bastidores – TEP 50 anos”, sobre o aniversário de meio século do Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília (TEP-Unisanta).

“Bastidores – TEP 50 anos” é originalmente um livro organizado pelo artista plástico e dramaturgo Gilson de Melo Barros, que trata da marcante trajetória política e cultural de 50 anos do Grupo TEP, um dos mais antigos do Brasil. Gilson levou 10 anos para organizar a obra, que traz depoimentos, textos e pesquisa iconográfica do grupo teatral e foi lançada no dia 11 de novembro deste ano.

Realizada com subsídios oferecidos através da Lei Aldir Blanc de auxílio à Cultura (federal) e do edital Alcides Mesquita (municipal), a websérie homônima foi lançada através de plataformas digitais em fevereiro de 2021 e consiste em cinco episódios com a leitura dramática de cinco capítulos do livro de Gilson de Melo Barros, abordando aspectos particulares de fatos acontecidos com os integrantes de elencos de diversas montagens realizadas ao longo dos cinquenta anos do grupo.

Sobre o Curta Santos

Com sua primeira edição em 2003, o Festival Santista de Curtas-Metragens (Curta Santos) traz em sua programação um expressivo panorama da produção audiovisual nacional, com um recorte singular para o que é produzido na Baixada Santista, a abrangente categoria Olhar Caiçara, que abraça as produções de curtas-metragens, videoclipes e webséries realizadas por artistas locais. Neste ano, a mostra receberá trabalhos de videoarte e websérie, além dos tradicionais segmentos videoclipe e curta-metragem, em um total de 43 obras.

Sobre o TEP

O TEP foi criado em 1969, em plena ditadura militar, com jovens aspirantes ao teatro, vindos do movimento estudantil que se estabelecia então (Colégio Canadá), ávidos por contestação e afirmação das liberdades individuais. Tudo isso se refletia em pontuais montagens teatrais, como A Revolução dos Bichos (George Orwell), A Casa de Bernarda Alba (Federico Garcia Lorca), As troianas (Eurípedes / Jean Paul Sartre) e O Grand Vizir (René de Obaldia), que lhe valeu os prêmios internacionais de melhor espetáculo e melhor atriz, para Nanci Alonso, no V Festival Cervantino de Teatro, Guanajuato, México, 1978.

O TEP sobreviveu à história passando por vários processos de criação em que se destacaram diversas montagens teatrais e atividades audiovisuais.

Viagens internacionais e prêmios em festivais nacionais também marcaram a trajetória, tornando o grupo uma das referências do fazer teatral da região da Baixada Santista.

Inúmeros artistas passaram pelo TEP, deixando contribuições para a sedimentação do seu histórico, em que ganham destaque figuras que já se foram como o agitador cultural Toninho Dantas, o premiado figurinista e maquiador Domingos Fuschini e Zéllus Machado, ator e animador cultural.

Sobre Gilson de Melo Barros

O interesse de Gilson pelo teatro começou muito cedo, nas brincadeiras da pequena escola rural de pré-alfabetização montada por Dona Marina Falcão (como era conhecida), em Lucélia, na Alta Paulista, onde nasceu. Com 13 anos veio para Santos com a família e adotou a Cidade.

Graduado em Educação Artística (Universidade Santa Cecília – 1979), com especialização em Arte Urbana – UNAM, Universidade Nacional Autônoma do México (1982), especialização em Arte Contemporânea (Universidade Santa Cecília – 2012), Gilson é professor universitário e fazedor assíduo de teatro nos últimos 50 anos.

É artista plástico (pintura de cavalete, pintura mural, escultura em areia e mídias imateriais) e no teatro atua como dramaturgo, cenógrafo, figurinista, diretor e, em mídias eletrônicas, atua também com roteirista e diretor. Tem participação em festivais, mostras e temporadas, além de prêmios como diretor, autor, cenógrafo, figurinista e iluminador.