Rodas de capoeira, demonstração de candomblé e apresentações de Maculelê e de Axé Mutum Baxé integram a programação da aula inaugural da 2ª turma do curso de Extensão África e Africanos Brasil – Educação, Cultura e Sociedades. Aberto ao público, o evento será realizado pela Diretoria de Pós-Graduação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), no dia 15 de agosto, às 9 horas, no pátio do Bloco F da instituição.

Programação: Das 9h às 12 horas será realizada exposição dos trabalhos desenvolvidos pela 1ª turma do curso. Rodas de capoeira serão apresentadas às 9h30, a cargo do mestre Márcio Rodrigues dos Santos, da Capoeira Escola, e,  às 11h, com o mestre Tatu. Às 10h,  haverá demonstração de candomblé e, às 11h30, apresentação de Maculelê. Encerrando o evento, às 12h será realizada apresentação de Axé Mutum Baxé.

O evento é gratuito e não é necessária inscrição para participar da aula inaugural.

Curso: Com início no dia 15 de agosto, o curso tem como objetivo o estudo da África e os africanos, especialmente suas culturas e sociedades, colonização, antropologia, política e economia, línguas e religiões, além de suas influências na cultura e sociedade brasileira.

Constam no programa as disciplinas de População em África e no Brasil – contextos; Conceitos e preconceitos sobre África e africanos no Brasil; Educação em África e no Brasil – realidades e propostas; O trabalho com a lei 10639 na sala de aula; Culturas e sociedades africanas – concepções e influências na alimentação, vestuário e culturas e Religião e religiosidade – verdades e inverdades.

A cargo dos professores Otacílio Favero de Souza e Yvie Cristina Favero de Souza, o curso será realizado aos sábados, das 8h30 às 16h30. Podem participar professores, trabalhadores na área de saúde e a comunidade em geral. Outras informações sobre o curso aqui.

Inscrições na Diretoria de Pós-Graduação da Unisanta, Rua Cesário Mota, 8, no Boqueirão, em Santos, ou pelo site www.unisanta.br/PosGraduacao . Informações: (13) 3202-7114 ou extensao@unisanta.br