As aulas serão realizadas aos sábados. Os participantes receberão noções de construção de interpretação, expressão corporal, técnicas de impostação vocal e produção teatral, entre outras.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) traz aos seus alunos mais uma atividade de contato com a arte da interpretação. Por meio do Projeto de Extensão Cultural – Teatro Universitário, os estudantes da Unisanta terão a oportunidade de descobrir como a arte pode transformar o indivíduo e o meio em que ela se insere, através de uma introdução prática ao mundo do teatro.

As aulas serão gratuitas e realizadas aos sábados, das 10h às 13h. O primeiro encontro acontecerá no dia 3/8, no Consistório do Bloco M. As inscrições poderão ser feitas a partir de 15/7, no link:https://eventos.unisanta.br/teatrouniversitario. As vagas são limitadas.

De acordo com a coordenadora do projeto, profa. Eryka Rosa, “além de fomentar o lado criativo e cultural do aluno, ele poderá utilizar as estratégias e dinâmicas teatrais para seus projetos profissionais e pessoais”.

Durante as aulas, os participantes receberão noções de construção de personagem, improvisação, interpretação, expressão corporal, técnicas de impostação vocal, práticas de relaxamento e concentração, análise de textos teatrais e dramaturgos e produção teatral (cenografia / sonoplastia / figurinos / iluminação).

“A oficina tem como objetivo desenvolver um trabalho dinâmico, uma introdução prática ao mundo do teatro, despertando e incentivando a criatividade e o potencial artístico de cada um e, assim, auxiliar a maior expressividade do aluno, tanto no âmbito escolar como no social”, afirma a coordenadora.

A ideia para a criação do projeto surgiu a partir da Oficina Teatral do Colégio Santa Cecília, sob o comando de Eryka. Há nove anos os alunos do Ensino Fundamental II e Médio participam da atividade extracurricular e se apresentam em eventos como o Festival de Teatro Estudantil de Santos (FESTES) e outros da área. “Trata-se de oportunizar a arte teatral para os nossos alunos que já tiveram uma base na Oficina do Colégio e unir outros universitários interessados”, explica.

Ao final do Projeto de Extensão Cultural – Teatro Universitário, está prevista a montagem de um espetáculo ou cenas com base nas noções básicas de teatro e a participação no Festival de Teatro Universitário.

Sobre a coordenadora – Eryka Rosa é professora, atriz e diretora teatral. Possui formação em cursos de Interpretação para Cinema e TV (Academia Internacional de Cinema – SP), Imersão / Interpretação para Cinema (Preparador de elenco da Globo – Sérgio Penna e a atriz Débora Secco – RJ), Formação Profissionalizante em Teatro, Cinema, TV e Dublagem (Escola de Artes Cênicas de Santos). É formada em Letras e Pedagogia.

Com 22 anos de trabalho teatral e experiências na área cinematográfica, Eryka traz na bagagem trabalhos nacionais e internacionais. Desde 2003, faz parte do elenco da Companhia Teatral Arcádia, participando de diversas montagens ao longo desses anos. Em sua trajetória, ganhou vários prêmios na categoria melhor atriz.

Em 2011, iniciou o Projeto de Oficina de Teatro para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio do Colégio Santa Cecília, obtendo premiações no Festival de Teatro de Estudantes “Paschoal Carlos Magno”, voltado à comunidade escolar da Baixada Santista.

Em 2015, participou do Projeto Internacional – NOCHES NEGRAS. O espetáculo foi uma homenagem à religiosa francesa Yvonne Pierron, que viveu na Argentina durante o período da Ditadura Militar. As apresentações ocorreram em Misiones, Argentina.