Como parte das comemorações de 10 anos do Cineclube Lanterna Mágica, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) inaugura, no próximo dia 2 de março, às 19h, no Sistema Integrado de Bibliotecas (SIbi), Biblioteca de Saúde, um mural temático de trinta metros quadrados, criado pelo artista plástico Gilson de Melo Barros, professor do Curso de Artes Visuais da Unisanta.
Além de imagens que tratam do estudo dos movimentos humanos, de focos sobre botânica, zoologia e ergonometria de interiores, o mural presta uma homenagem a duas figuras relevantes do mundo artístico da nossa região, o produtor cultural MAURICE LEGEARD e a artista plástica SIMONE MARIE, ambos falecidos.
Pintado em cores sólidas e tons pastéis, ora se remetendo ao universo cromático e recortes compositivos do pintor Henri Matisse, do qual Gilson se diz admirador incondicional, e ora lembrando a paleta do artesanato coreano, o painel levou um mês para ser projetado e três meses para sua pintura e conclusão.
A inauguração acontecerá a partir das 19 horas, contando com a presença de familiares e amigos dos homenageados, aberta a convidados e interessados, tendo como parte da programação uma exposição com reproduções de alguns trabalhos de Simone Marie e a apresentação de um documentário sobre Maurice Legeard, criado por Eduardo Ricci, coordenador do Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta.
A Biblioteca de Saúde, que abriga a obra, situa-se no quinto andar do Bloco E, com entrada pela de Rua Cesário Mota, nº 8.