Foram divulgados nesta quinta-feira (30/10) pela manhã os nomes dos vencedores dos Troféus Proler 2014 e Escreler, este aos melhores textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A solenidade fez parte das comemorações dos 20 anos de atividades em prol da educação, da leitura e da escrita promovidas pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista/Universidade Santa Cecília (Proler-BS/Unisanta).

Os trabalhos concorreram a quatro categorias de premiação: Escola, Professor, Biblioteca e Comunidade. A comissão julgadora foi composta por professores e bibliotecários. Confira os vencedores .

Categoria Escola:
Projeto Almanaque Pequenos Cientistas – UME Estado do Mato Grosso, da SEDUC Cubatão.
Objetivo: Aproximar crianças da cultura escrita, por meio da leitura, desenvolvendo o comportamento leitor e investigativo. Ao se aventurarem pelo mundo da Ciência, meninos e meninas de 4 a 6 anos contam neste almanaque, do seu próprio jeitinho, várias curiosidades que aprenderam em aulas dinâmicas e significativas, por meio da leitura de gêneros textuais diversos.

Premiados Troféu Proler categoria Escola

Categoria Professor:
Projeto Letramento Digital: Ejanauta – Profª Júlia Menezes Alonso – SEDUC São Vicente.
Objetivo: O Projeto EJANAUTA visa promover o letramento digital, desenvolvendo a competência leitora e escritora dos estudantes. Viabiliza o acesso à internet como meio de comunicação social e instrumento de pesquisa através de atividades diversificadas de leitura e escrita e do blog Ejanauta.

Premiados Troféu Proler categoria Professor

Categoria Biblioteca:
Projeto Histórias da Gente – Causos do Folclore – SEDUC Santos.
Objetivo: Incentivar a leitura e a pesquisa por meio do folclore oral.

Premiados Troféu Proler categoria Biblioteca

Categoria Comunidade:
Projeto Núcleo Gleba de Comunicação: Mediatização Sem Fronteiras – Socializando Comunidades – Ass. de Ação Cultural e Social Lizeth de Souza Freitas.
Objetivo: – Estimular o protagonismo juvenil;
– Estimular o aluno à pesquisa, leitura e à produção escrita;
– Desenvolver, através de laboratórios específicos de linguagem da comunicação experiências práticas.

Premiados Troféu Proler categoria Comunidade

TROFÉU ESCRELER

Em sua 4ª edição, o Troféu Escreler tem como finalidade valorizar a produção textual e o desenvolvimento do pensamento, da pesquisa, criatividade e originalidade de estudantes de escolas públicas e particulares que cursam o EJA. Confira o resultado final:

1° lugar – Celso Eduardo da Silva Benicio – Profª Delmira Alonso – EM Dr. Gladston Jafet – SEDUC Guarujá
2° lugar - Andrea de Jesus Pires - Profª Marlene - EM Eugenia Pitta Rangel Veloso - SEDUC Itanhaém
2° lugar – Andrea de Jesus Pires – Profª Marlene – EM Eugenia Pitta Rangel Veloso – SEDUC Itanhaém
3° lugar - Elizabete Vieira dos Santos - Profª Márcia Fernandes Amaral - EMEF Regina Maria - SEDUC Mongaguá
3° lugar – Elizabete Vieira dos Santos – Profª Márcia Fernandes Amaral – EMEF Regina Maria – SEDUC Mongaguá