Estréia na próxima quarta feira, 30 de agosto, às 21 horas, no Teatro Municipal Brás Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48), o novo espetáculo do Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília (TEP-UNISANTA). Medo de Mim, cujo texto original é da santista Kelly Alonso, foi adaptado para a atual montagem por Gilson de Melo Barros, que responde também pela direção do espetáculo.
Com forte acento na questão da religiosidade como fuga para fatos que “não devem” ser exatamente enxergados, a montagem pretende discutir questões relativas à violência contra a infância e suas conseqüências na formação do caráter juvenil, e abordar de forma reflexiva a reverberação de tais fatos.

A história se passa em um universo “muito distante”, onde Maria, uma criança de 7 anos de idade é tida como santa milagreira após verter lágrimas de sangue; o pai se aproveita da situação para torná-la, lucrativamente, santa de fato. Devido aos maus tratos constantes perpetrados pelo pai, a mãe de Maria abandona a casa, fugindo com o coroinha da igreja. Maria torna-se assim, sistematicamente, a “companheira” do pai. A partir desta infância tragicamente ultrajada, Maria determinará com as próprias mãos a direção dos rumos do seu destino.

O elenco do espetáculo é encabeçado por Kátia Baliano (Maria Adulta), Fabíola Nascimento e Gláucia Siolli (Maria jovem), e Claudia Gomes (Maria criança), contando ainda com a participação de Edson Medeiros (pai de Maria) e, como Marias Peregrinas, Bruna Reis, Nanci Nastari, Eloísa Rocha, Paula Paschoal, Neurides Couto e Taiwan Muller.

Com este mesmo espetáculo, em versão compacta, o grupo apresentou-se em julho no 10º Festival de Cenas do TESCOM (FESCET), conquistando os prêmios de melhor atriz para Kátia Baliano (prêmio especial do júri) e Iluminação e Figurino para Gilson de Melo Barros, indicado ainda para o prêmio de direção.

Brevemente, Medo de Mim poderá também ser assistido no formato de curta metragem. Com a mesma equipe e elenco da montagem teatral, o texto de Kelly Alonso foi adaptado para o cinema, com a qual participará do 4º Curta Santos, na segunda quinzena de setembro.
Alem do apoio da UNISANTA, o TEP conta para esta montagem com a parceria do GAPA-BS, para o qual parte da renda do espetáculo será revertida.
Os ingressos para Medo de Mim podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ao preço de R$ 10,00 (Inteira) ou 2 quilos de alimentos não perecíveis, e R$ 5,00 (estudantes, amadores, maiores de 60 anos) ou 1 quilo de alimento não perecível.

O espetáculo é recomendável para maiores de 14 anos.