O curta metragem CINQUENTA será apresentado às 22h, no Cine Roxy.

O Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília (TEP-Unisanta) participará da mostra competitiva do 4º Santos Film Festival – Festival Internacional de Filmes de Santos, na próxima sexta-feira (28/6). Na oportunidade,  será apresentado o documentário CINQUENTA, que aborda a história do grupo, um dos mais antigos da região em atividade desde 1969 e que celebra neste ano o Jubileu de Ouro da sua criação.

CINQUENTA será apresentado às 22 horas, no Cine Roxy. A entrada é gratuita. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada sessão.

Sobre o documentário – Com 22 minutos, o documentário mostra a história do TEP-Unisanta. O vídeo desenvolve-se entre recortes de espetáculos montados, fotografias de cena, fragmentos de material audiovisual, matérias jornalísticas e alguns depoimentos, entre eles,  o do saudoso jornalista e diretor teatral, Roberto Peres,  e do ex secretário de Cultura de Santos e ex integrante do movimento teatral santista, Carlos Pinto.

Gilson de Melo Barros  assina a direção do curta,  e Tales Ordakji responde pela edição. O trabalho conta ainda com as participações de Claudia Gomes e L.F. Mutti, na sua finalização e acabamentos.

Histórico do grupo – Criado no final dos anos 60, em plena ditadura militar, o grupo “sobreviveu” à história, passando por vários processos de criação em que se destacaram notáveis montagens teatrais, além de atividades audiovisuais que lhe valeram destaque em eventos cinematográficos. Viagens internacionais e prêmios em festivais locais, estaduais e nacionais também marcaram sua trajetória, tornando o grupo uma das referências do fazer teatral da nossa região.

Neste período, inúmeros artistas passaram pelo grupo, deixando valiosas contribuições para a sedimentação do seu histórico, onde ganham destaque alguns que já se foram, como o saudoso agitador cultural, Toninho Dantas, o premiadíssimo figurinista e maquiador, Domingos Fuschini e o ator e animador cultural, Zéllus Machado. Valiosas também, entre tantos outros que por seus quadros transitaram, as participações de uma das fundadoras do grupo e criadora do GAPA/BS, Nanci Alonso, o ator e diretor teatral, Miguel Hernandez e o diretor teatral e ex secretário de cultura de Santos, Marco Antônio Rodrigues.