Sediado há mais de duas décadas na Universidade Santa Cecília (Unisanta), o TEP – Teatro Experimental de Pesquisas, que celebra 46 anos da sua criação, volta, nesta temporada, dentro da programação do XIX FESCETE, com a leitura dramática do texto de uma das suas mais emblemáticas montagens, ocorrida há exatos 10 anos: “A FANTÁSTICA HISTÓRIA DA CONDESSA DELLA LATA E O INCRÍVEL AMOR DA CIGANA PELO AMOLADOR DE FACAS”. A apresentação será no próximo sábado (20), às 21 horas, na sede do Tescom, Av. Rodrigues Alves, nº. 195, Macuco. A entrada é franca. A Unisanta é uma das apoiadoras do FESCET
Para esta nova visão da história, de autoria de Gilson de Melo Barros, que assina também a direção da leitura, o nome do texto foi simplificado para “A CONDESSA, A CIGANA E O AMOLADOR DE FACAS”, mantendo, entretanto, suas premissas iniciais de homenagem aos precursores do rádio santista, com acento especial à radionovelista vicentina IVANI RIBEIRO, uma das primeiras mulheres no Brasil a ocupar tal posição.
Baseado em fatos reais narrados pela artista plástica e professora SIMONE SOMENZARI BRAZ (na vida real, bisneta da personagem principal da obra, e hoje professora do Colégio Santa Cecília), além de vasta pesquisa bibliográfica, a história tem dados coletados e organizados pelo autor.
O texto conta a trajetória da Família Della Lata, nobres italianos, de estirpe, e suas ramificações com o Brasil, em especial com a cidade de Santos, onde a filha Simone, deserdada por amasiar-se com um “mouro”, aqui constitui família e tem como prole, entre três outros filhos mais velhos, a menina VILMA SIMONE, que, desde cedo, demonstrou enorme talento para a literatura.
A narrativa tem início quando Vilma Simone, já em idade adulta, internada em um hospital psiquiátrico, acreditando ser Ivani Ribeiro, relata sua história e os emaranhados que a enveredaram pelos corredores das rádios santistas, lá pelos anos 30 do século passado.
SILVIO ROUPA
Para a Leitura Dramática, foram convidados atores de três gerações do Teatro Santista, com destaque para a luxuosa participação do radioator SILVIO ROUPA, figura tradicional nos palcos santistas, oriundo das fases áureas tanto da Rádio Clube de Santos, como da Rádio Atlântica, uma das pioneiras do Brasil, onde atuou, entre tantos, em textos produzidos pela então radionovelista Rosinha Mastrângelo.
LINDALVA PAROLINI e CÍCERO PINTO
Para o papel de Vilma Simone, atua LINDALVA PAROLINI, atriz da geração de ouro do Teatro Santista, período compreendido entre os anos 60 e 80, em que atuou por várias vezes ao lado do então ator e diretor santista Carlos Alberto Sofrredini, a quem, através de Lindalva, prestamos também nossas homenagens.
Sob a direção do também saudoso Greghi Filho, contando com a participação dos artistas Roberto Marquessi (atuação), Newton Souza Telles (figurinos) e Jean Herrera (confecção dos figurinos), entre outros, Lindalva participou da lendária montagem “Gilles de Rais – O Bruxo”, de autoria do próprio Greghi, incluída na programação dedicada à inauguração do Teatro Municipal Brás Cubas (Santos – 1976).
Ao lado de Lindalva, vindo também do mesmo período áureo do Teatro Santista, dos movimentos e ações sindicais ligados ao ambiente metalúrgico, e com passagem pelos primórdios do Grupo TEP, lá pelos anos 80, em participação especialíssima, atuando na leitura de diversos personagens, destaca-se o veterano atorCÍCERO PINTO, que, depois de alguns anos de afastamento, nos brinda com sua fulgurante presença.
BÁBARA BRAWN e VAL NASCIMENTO
BÁRBARA BRAWN e VAL NASCIMENTO fazem parte da geração intermediária do elenco convidado, ocupando com suas participações a representação do Odeón da contemporaneidade da produção teatral santista.
Bárbara vem do Grupo Genoma (Praia Grande) e há três anos integra o elenco permanente do Grupo TEP, destacando–se por sua atuação personalística, desenvolvida através de exercícios propostos pelo teatro físico e outras vertentes do teatro contemporâneo que exigem do ator toda sua corporalidade para o desenvolvimento da atuação.
Val Nascimento é atriz do Grupo Dramatúrgica Oficina, mantido pela escola de teatro TESCOM (Santos), e atualmente aprimora-se através das aulas frequentadas semanalmente no teatro escola Célia Helena, em São Paulo. Por sua versatilidade, Val encarna nesta “montagem leitura” a pele e voz de várias personagens, dedilhando-se brilhantemente entre o drama e a comédia.
NOVOS ÍCAROS
Vindos de vários núcleos de aprendizagem teatral santista, estes “Novos Ícaros”, jovens atores e já apaixonados pela rotina teatral, integram o elenco: TALES ORDAKJI e JOELY NASCIMENTO, da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, e BEATRIZ SILVA, do TESCOM. Completam o elenco, como atores especialmente convidados, CLEBER FERNANDO DA SILVA e IZABEL APARECIDA.
Serviço:
LEITURA DRAMÁTICA
A Condessa, A Cigana e O Amolador de facas” terá sua leitura dramática realizada no próximo sábado, dia 20 de junho, às 21 horas, na sede do próprio TESCOM, organizador e gestor do Festival de Cenas Teatrais, que completa nesta edição 19 anos da sua criação – Av. Rodrigues Alves, nº. 195 – Macuco. Entrada franca e indicação para todas as idades.
Texto Original e Direção – GILSON DE MELO BARROS.
Assistência de Direção – BÁRBARA BRAWN.
Elenco – SILVIO ROUPA / LINDALVA PAROLINI / BARBARA BRAWN / VAL NASCIMENTO  JOELY NASCIMENTO / BEATRIZ SILVA / TALES ORDAKJI /  CLEBER FERNANDO DA SILVA E IZABEL APARECIDA.
Design gráfico – MARCIA OKIDA.
Produção – TEATRO EXPERIMENTAL DE PESQUISAS
Apoio cultural – UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

Fotos – DENISE BRAGA

Informações para a Imprensa:
Gilson de Melo Barros – 991016124
UNISANTA – assecom@unisanta.br
TESCOM – cotato@estudiotescom.com.br e 32336060.