L.F Mutti e Cibele Gonçalves

Um dos mais antigos grupos de teatro da região, o TEP – Teatro Experimental de Pesquisas, prestes a completar 50 anos da sua criação, 2019, 30 dos quais sediados na Universidade Santa Cecília, convida para a celebração do seu jubileu, a ser comemorado com exposição alusiva à data – TEP 50 ANOS, e a estreia do seu mais novo espetáculo – AS FIANDEIRAS.

TEP 50 ANOS – Criada a partir de farto material imagético produzido pelo grupo, restaurado ou conservado ao longo do tempo, a exposição é composta por sete Instalações Artísticas, sob curadoria de Gilson de Melo Barros e Lindalva Parolini, desenvolvidas a partir de núcleos e ações criativas promovidas para as montagens de vários dos seus espetáculos.

Compõem as instalações 23 Figurinos ajustados em manequins e respectivos Adereços, 66 Cartazes criados por designers locais, fragmentos de Cenografias desenvolvidas pelo grupo, 48 Fotografias de cenas clicadas por notáveis fotógrafos da nossa região, 3 Painéis (1,20 X 3,40 m) criados pelo design Rafael Branco para contar a trajetória do grupo.

Destaque especial da mostra é dado pela exposição (inédita) de fotografias, que aborda vários espetáculos montados pelo grupo, em que homenageia os atores que deles participaram e, principalmente, os fotógrafos que eternizaram com suas lentes momentos significativos da sua trajetória: Antonio Abreu, Biga Appes, Bruno Kemp, Claudia Gomes, Delba Baraldi, Denise Braga, LF Mutti, Rafael Branco e Tito Wagner.

Para a realização deste módulo da exposição, dedicado especialmente à fotografia de cena, que pede cuidados específicos, o fotógrafo Gino Pasquato responde pela assessoria técnica, e o também fotógrafo André Monteiro assina as ampliações.

A mostra deve ocupar todo foyer do Teatro Municipal Brás Cubas, com abertura no dia 26 de agosto, às 19 horas, quando o TEP será homenageado pelo FESTA 60 em momento especial da sua programação, devendo permanecer aberta para visitação (entrada franca) até o dia 09 de setembro.

AS FIANDEIRAS
No dia 26 de agosto, o TEP estreia, sob a direção de Gilson de Melo Barros, o seu mais novo espetáculo, AS FIANDEIRAS, que aborda, sob vários aspectos, condições do feminino em nossa sociedade.

A montagem se desenvolveu a partir da observação de vários textos curtos, escritos em sua maioria por mulheres, versando sobre assuntos de mulheres, a serem representados, também em sua maioria, por mulheres, reinterpretando, desta forma, o mito grego que aborda o feminino como princípio e fim de todas as coisas – AS FIANDEIRAS.

Quatro dos textos a serem apresentados são de autoria da artista e professora Beatriz Rota-Rossi (Dona Maria, Senhorita Wanda, Dia de Reis e Tricotina); um assinado pela atriz e roteirista Kelly Alonso (Medo de mim), e um último por Gilson de Melo Barros (Ainda é tarde amor). De acordo com Gilson, “os textos são desenvolvidos cenicamente em linguagens ímpares de atuação, de maneira a representar cada um deles um universo em particular, em que a somatória de todos espelha desconfortavelmente uma visão sobre o homem contemporâneo e suas angústias de fim de mundo”.

Com o elenco formado por Laura Lavorato, Liliane São Paulo, Gabriela Santana, Edelvira Pereira e Tales Ordakji, a montagem conta com os figurinos de Lindalva Parolini, maquiagem de Rose Magalhães, cenografias de Gilson de Melo Barros, iluminação de Maurício Garcia, com produção do próprio grupo e apoio cultural da Universidade Santa Cecília.

O espetáculo está marcado para ter seu início às 20 horas, no próprio Teatro Municipal, após a abertura e visitação da exposição TEP 50 Anos, com entrada também franca e indicação de faixa etária para maiores de 14 anos.

Centro Cultural Patrícia Galvão (Teatro Municipal) – Avenida Pinheiro Machado, 48. Vila Mathias.

CURTA-METRAGEM – CINQUENTA
Ainda dentro da programação do FESTA 60, como parte das homenagens prestadas ao grupo TEP pelo seu cinquentenário de criação, será apresentado, em primeira mão, numa das celas das Oficinas Culturais Cadeia Velha, o curta-metragem (documentário) CINQUENTA, uma criação de Gilson de Melo Barros e Tales Ordakji (diretor e editor), desenvolvido a partir de vasta pesquisa documental.

Na sequência ao documentário, três curtas-metragens produzidos pelo grupo, que juntos comporão uma programação audiovisual a ser apresenta de forma ininterrupta durante as demais atrações do festival – Vila Belmiro, Projeto Aurora e Rosinha-Sinhá.

O documentário CINQUENTA cobre grande parte da trajetória artística do grupo, dos seus tempos genésicos nos colégios Azevedo Junior e Canadá (fim dos anos 60), passando por palcos já não mais existentes, como o da Rádio Clube de Santos, por onde transitava boa parte da produção cultural local (anos 70), suas passagens por festivais e mostras de teatro, diversos prêmios, viagens internacionais, notáveis parcerias, chegando até as produções atuais.

Fazem parte dos registros visitados, para a elaboração do curta-metragem 50, fotografias de cenas de montagens realizadas pelo grupo (arquivo de mais de 600 fotos), vídeos de vários espetáculos por ele montados e curtas-metragens também pelo grupo desenvolvidos (restaurados pelo Museu da Imagem e do Som de Santos), quase uma centena de cartazes e materiais gráficos criados especialmente para divulgação dos seus espetáculos (dos tempos da “estética padaria” aos dias atuais) e material audiovisual criado para a TV Santa Cecília, programa Espaço Unisanta.

Foram necessárias mais de 100 horas de dedicação para a organização, seleção, decupagem e edição de todo o material observado, tendo como resultado este documentário com 30 minutos de duração.

Documentários a serem apresentados na integra:
VILA BELMIRO (22’) – Criação de 2003, que aborda o período da ditadura militar em Santos e conta no seu elenco, além dos atores do TEP, com a atriz santista, Bete Mendes, premiada no Curta Santos daquele ano como melhor atriz, por este trabalho.
AURORA (17’) – Experiência do grupo (1997) em animação com massa de modelar, com texto de Beatriz Rota-Rossi, criado especialmente para o GAPA/BS – campanha de prevenção a AIDS na pré-escola, felicitado em publicação especial pelo Ministério da Saúde.
ROSINHA-SINHÁ (28’ – documentário) – Revive os áureos tempos do Rádio santistas através de homenagens à jornalista e “radionovelista” Rosinha Mastrângelo, e a animadora cultural, responsável pela criação do TEATRINHO DE BRINQUEDOS, programa exibido pela Rádio Atlântica de Santos, Alayde Camargo, mais conhecida por Dindinha Sinhá.
Os audiovisuais serão mostrados a partir do dia 27 de agosto, durante todo o Festival, com entrada franqueada ao público.

CINQUENTA
Ficha técnica
Arquivo e Seleção – Gilson de Melo Barros
Edição e Direção de Arte – Tales Ordakji
Agradecimento – Beatriz Rota-Rossi, Rodrigo Morales, Luciano Garcia.
Apoio Institucional – Universidade Santa Cecília
VILA BELMIRO
Ficha técnica
Roteiro e Texto Original – Gilson de Melo Barros
Maquiagem – Rose Magalhães
Fotodocumentação – Biga Appes
Elenco – Bete Mendes, André Leahun, Miguel Hernandez, Paula Strods, Raquel Rollo, Valentina Rezende, Zeca Sampaio, Zélluz Machado.
Convidados especiais – Cida Moreira, Déborah Tarquínio, José Simonian.
Fotografia e Direção de Arte – Luciano Garcia
Direção – Gilson de Melo Barros
Apoio Logístico – Hospital Guilherme Álvaro, Capitania dos Portos, Santos Futebol Clube.
Apoio Institucional – Universidade Santa Cecília
AURORA
Roteiro – Gilson de Melo Barros
Texto – Beatriz Rota-Rossi
Produção – Luis Otávio Pinheiro
Modelagem – Luciano Paixão
Som – Alessandro Cruz
Montagem – TV Santa Cecília (Espaço Unisanta)
Realização – GAPA/BS
Direção – Gilson de Melo Barros
Apoio – Universidade Santa Cecília

ROSINHA-SINHÁ
Pesquisa e Arquivo – Gilson de Melo Barros

Depoimentos – Carlos Pinto, Roberto Peres, Neuza Boturão, Lady Meneses, Selma, Henrique Cassilhas, Mirna Aline Silva
Direção – Gilson de Melo Barros
Apoio Emergente – Prefeitura de Santos / Secretaria de Cultura de Santos / Museu da Imagem e do Som de Santos / Laboratório de Informática UNISANTA
Apoio Institucional – Universidade Santa Cecília

CONTATOS – Gilson de Melo Barros – 991723122 / 991016124 gilson61barros@hotmail.com / assecom@unisanta.br