TEP/Unisanta apresenta O Homem que Sonhava Pernas Passos e Canções, dia 29/6, no 26º FESCETE

264

No ano em que se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil e o bicentenário da proclamação da nossa Independência, o TEP, Teatro Experimental de Pesquisas da Unisanta, um dos mais longevos e produtivos grupos da nossa região com 53 anos, apresenta o seu mais novo trabalho, O Homem que Sonhava Pernas Passos e Canções, dia 29/6, às 19h, no Teatro Municipal Brás Cubas, durante o 26.º FESCETE (Festival de Cenas Teatrais), dentro da categoria Adulto.

De autoria e direção de Gilson de Melo Barros, o espetáculo O Homem que Sonhava Pernas Passos e Canções, do qual um recorte de 15 minutos será apresentado no festival, aborda como tema condutor uma revisão, de forma antropofágica, a História do Brasil, de 1500 aos dias atuais, observada através das vozes dissonantes dos poetas brasileiros de cada período, associando-as de forma crítica e atualizadora a cada etapa do nosso desenvolvimento civilizatório.

O eixo central da peça e a costura interna dos assuntos tratados decorrem de recortes construídos a partir de ações e comentários de personagens habitados no imaginário do Movimento Modernista Brasileiro e em canções que se conformam ao ideário em que nos reconhecemos em particulares culturais.

Para a construção do texto, foi organizada pelo autor uma série de encontros literários improváveis, em que poderemos nos deparar, através de conexões de ideias, com o pensamento de inúmeros artistas brasileiros, dos mais diversos períodos, a dialogar entre si em uma fabulação que vai de Pero Vaz de Caminha a Torquato Neto, de Castro Alves a Conceição Evaristo, de Gregório de Matos a Caetano Veloso, de Padre Antonio Vieira a Oswald de Andrade, entre outros, unidos a celebrar, cada um com sua tônica, os assuntos que, reunidos, narram a epopeia deste quinhão chamado Brasil. Para tal manobra, Gilson contou com a consultoria, em especial parceria, da artista plástica e professora de História da Arte Beatriz Rota-Rossi, frequente colaboradora do TEP em mais uma eficiente participação.

Com ensaios realizados a partir de janeiro deste ano, na própria Unisanta, o grupo contou com diversas parcerias para o desenvolvimento do espetáculo: aulas de preparação corporal, por Arlaine Gomes; expressão vocal, por Lilian Rocha; laboratórios de maquiagem e criação de figurinos, por Rose Magalhães e Lindalva Parolini, respectivamente. Essas atividades foram destinadas ao aprimorando dos atores e acabamentos do espetáculo.

Para a composição do elenco, novos e antigos parceiros se uniram ao grupo, a interpretar em sistema coringa (vários personagens-falas para cada ator) os textos do espetáculo: Henrique Pergolizzi (Aedo, Corifeu e Pero Vaz de Caminha), Tallyta Felix (Jaci, Beata e Coro), Cícero Pinto (Português e Coro), Edelvira Azevedo (Índia e Coro) e Marcos Vicente (Coro).

O espetáculo, com música original de Julinho Bittencourt e Rodrigo Savazoni, tem a iluminação criada por Maurício Garcia, a sonoplastia assinada por Jota Amaral e cenografia, por Gilson de Melo Barros, além de contar com Pedro Paulo Zupo e Tales Ordakji na produção.

Ainda que a recomendação etária seja livre, é bom lembrar que nesta noite apresentam-se trabalhos dentro da categoria adulto, com entrada gratuita (retirar a partir de uma hora antes do início dos trabalhos na bilheteria do teatro). Pede-se a apresentação de comprovante de vacina contra a Covid-19 e o uso de máscara.

SERVIÇO:
Teatro Municipal Brás Cubas – Av. Pinheiro Machado, 48. Vila Mathias.