As demais apresentações serão nos dias 23 e 30 de abril
O TEP (Teatro Experimental de Pesquisas da Unisanta), um dos grupos mais antigos da região em atividades constantes (47anos), apresenta um ciclo de “aberturas de processo”, durante este mês de abril. O espetáculo “A LEITURA – Uma Condessa, Uma Cigana e O Amolador de facas” homenageia os precursores santistas do Rádio e a artista vicentina, Ivani Ribeiro, nos seus 100 anos. A primeira apresentação será dia 17, neste domingo, no Casarão Santa Cruz, e as demais nos dias 23 e 30 deste mês.
O texto é de autoria de Gilson de Melo Barros, que também responde pela direção da montagem. A história contada é de Vilma Simone. Uma mulher de família nobre italiana que têm delírios febris, acreditando ser Ivani Ribeiro. Nos anos 30 e 40, pelos corredores das rádios santistas, Vilma se depara com os grandes astros da época, precursores da radiodifusão e estrelas da nossa história regional, como Rosinha Mastrângelo e Dindinha Sinhá.
“Em tom cômico, acentuado pela tônica melodramática adotada pela montagem, o espetáculo convida a uma reflexão sobre os limites entre a sanidade e a loucura”, explica Gilson. Segundo ele, o que a peça propõe é realçado pelos figurinos “que alardeiam as paixões barrocas de Arthur Bispo do Rosário; as interpretações cubistas dos atores a se perder em labirintos urbanos; a maquiagem em tons de farsa criada pelo artista Fernando Pompeu e a quase ausência de diálogos, tão presente nestes nossos tempos intolerantes”.
Atores: Silvio Roupa, Lindalva Parolini, Silvio Pinto, Gabriela Santana, Bárbara Brawn , Kleber Fernando, Vinícius Silvino, Tale Ordakji e Izabelle Aparecida.
As apresentações começam neste domingo (17/4) e serão prolongadas até o próximo final de semana, 30/4. A entrada é franca.
Segue a programação:
Dia 17 de abril / 16 horas
Casarão Santa Cruz – Rua Almeida de Moraes, 45 / Vila Mathias – Santos.
Dia 23 de abril / 21 horas
3º MOTIM / Vila do Teatro – Praça dos Andradas, s. N. / Centro – Santos.
Dia 30 de Abril / 18h30 horas
UNISANTA – Auditório / Bloco D – 4º Andar.
Rua Osvaldo Cruz, 266 / Boqueirão – Santos.