O Teatro Experimental de Pesquisas (TEP/Unisanta), um dos grupos de teatro mais antigos da cidade, traz à cena nesta semana, dia 27/08, os resultados desenvolvidos para o seu mais novo trabalho investigativo, OLHOS DE FAZER MORDER, em que foca de maneira caleidoscópica a vida e obra da ativista política e jornalista Patrícia Galvão, a Pagu, que neste ano estaria comemorando 100 anos de nascimento.

O espetáculo terá sua estréia, ou primeira audição, como prefere nomear o diretor Gilson de Melo Barros, que responde também pela criação do texto, no Teatro Guarani (Praça dos Andradas, nº 6), às 20 horas, com entrada franca, sendo recomendado para maiores de 12 anos.

Numa narrativa pontuada pelo conceito pós dramático, OLHOS DE FARZER MORDER traça um perfil de Pagu “numa permanente corda bamba, a equilibrar-se entre a militância política e os seus afazeres de mãe (distâncias de fazer doer), entre a ativista renitente e a jornalista obstinada, a musa inconteste e a suicida compulsiva, a artista incansável e a presidiária torturada nos calabouços da ditadura Vargas”, explica o autor e diretor Gilson de Melo Barros. São ainda pontuadas algumas de suas passagens por Santos, terra que tanto amou e onde veio a falecer, e de maneira abissal o seu imenso amor pelas questões gerais do equilíbrio social do mundo.

O espetáculo vem sendo desenvolvido desde de novembro de 2009, passando por vários processos criativos e momentos de interação com platéias distintas para avaliação destas fases da criação. Entre estes, a participação do grupo no XIV FESCET (Festival de Cenas do TESCOM), de onde saiu vencedor como a Melhor Cena apresentada (categoria adulto), sendo premiado ainda na categoria Texto Original, para Gilson de Melo Barros. Neste mesmo festival o grupo foi ainda indicado nas categorias Melhor Atriz (Katia Baliano e Sarah Antunes), Melhor Cenografia e Melhor Iluminação (Gilson de Melo Barros).

Fazem parte do elenco, desmembrando-se em vários personagens, fases da vida de Pagu, Katia Baliano, Déia Nascimento, Marcelo Duarte, Sarah Antunes, Márcia Marques e Bianca Soffredini.

Aos que perderem a oportunidade de presenciar o espetáculo no Teatro Guarani, poderão fazê-lo no dia seguinte, 28/08, às 20 horas), no Teatro dos Metalúrgicos (Av. Ana Costa. 55), quando o grupo participa do II FESTIVAL DE TEATRO DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS.

Fotos: Simone Soffredini