A matéria foi publicada no domingo (17/3, naquele site). A notícia repercutiu nos jornais Estado de São Paulo, A Tribuna, BoqNews, entre outros sites, blogs e colunas culturais

O site da Revista Mais Santos divulgou, no último domingo (17/3), o livro Caminho para ver estrelas, escrito por Lúcia Teixeira, presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

A matéria é iniciada com umas das reflexões que o livro traz. “Já pensou acordar um dia sem a capacidade de sonhar ou imaginar? Encontrar-se numa realidade paralela, onde ninguém mais acredita em si mesmo, e vivem todos presos num mundo medonho e sombrio? ”.  A introdução da notícia faz com o que leitor seja instigado a acompanhar a história dos adolescentes Lucas e Ana.

Ao longo do texto é explicado um pouco mais sobre o enredo encontrado na obra, que completa a trilogia do tempo da escritora, iniciada com os livros “Tudo é possível” e “O segredo da longa vida”. Na aventura, os adolescentes viajam no tempo vendo diversos futuros paralelos. “Eles têm de sobreviver a esses mundos. Este é o verdadeiro desafio. Transitar pelo caminho das drogas, da loucura, da depressão… Até das guerras e armas. E criar forças interiores para superar tudo e também para ajudar os outros a saírem dessa”, ressalta a autora.

Lúcia explica que a ideia surgiu ao ver a situação mundial atual. “São questões que me incomodam e que eu quero mudar. Complementam as minhas ações como cidadã, mulher, educadora e psicóloga”.

Os protagonistas da história são mostrados como pessoas reais, que não têm nada de heroico ou especial. Segundo a autora do livro, eles são mostrados frágeis, como todo o jovem nessa idade. “Mas que também possuem sua própria luz. Só precisam encontrá-la”.

A publicação mostra, através dos protagonistas, que as pessoas dependem uma das outras. E que se deve cuidar do meio ambiente e da vida, porque o futuro do mundo está nas nossas mãos. “As pessoas esquecem que nós fazemos parte do meio ambiente. Ele é nossa casa. Somente mudando de comportamento, teremos uma realidade melhor”, finaliza Lúcia Teixeira.

Sobre a autora

Lúcia Teixeira é Mestre e Doutora em Psicologia da Educação, educadora, psicóloga e escritora. Foi indicada ao prêmio Jabuti e recebeu outros relevantes prêmios. Autora, entre outros, de Fruto proibido – um olhar sobre a mulher; Autoridade do professor – meta, mito ou nada disso; da trilogia Pagu – livre na imaginação, no espaço e no tempo; Croquis de Pagu e Viva Pagu – fotobiografia de Patrícia Galvão; e A claridade da noite – o aluno do ensino superior.

Caminho para ver estrelas integra a trilogia do Tempo, formada pelos infanto-juvenis Tudo é possível – incrível viagem no tempo e O segredo da longa vida (o primeiro infantil brasileiro traduzido para o japonês), adotados por escolas em todo o País. Suas pesquisas sobre o Ensino Superior embasaram o Plano Nacional de Educação. É presidente do Colégio e Universidade Santa Cecília (Santos–SP) e diretora do Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas.

Publicações

O lançamento do livro Caminho para ver Estrelas foi divulgado em diversas mídias do País, entre elas, no jornal O Estado de São Paulo e no Blog Babel (Estadão), de Maria Fernanda Rodrigues. O jornal A Tribuna já havia divulgado o livro na Coluna Social de Fernanda Lopes.

O lançamento do livro também foi publicado no site Turismo em Santos.com e na editoria Agende-se do site do jornal BoqNews, de Santos.

O site jornal da Orla, de Santos, publicou na editoria Roteiro Cultural, o lançamento do livro, que ocorrerá dia 26/3.

Caminho para Ver Estrelas também foi destaque em outros veículos de imprensa.