O evento tem apoio da Universidade Santa  Cecília (Unisanta).  A mostra de fotos sobre a participação do jornalista Luiz Carlos Ferraz  no Caminho de Santiago de Compostela começa nesta terça-feira (10/3).

santiagoOs segredos “físicos e espirituais”  do Caminho de Santiago de Compostela serão  mostrados pelo jornalista  Luiz Carlos Ferraz a partir desta terça-feira  (10/3) e até sábado, quando, às 19 horas,  haverá também lançamento de dois livros sobre suas viagens e apresentação de músicas, na Pinacoteca Benedicto Calixo.

Luiz Carlos Ferraz faz questão de compartilhar com o leitor sua experiência em busca do “eu”, em mais dois livros Caminho de Santiago: “Busca sem fim”, que encerra a trilogia Pedras do Caminho,   e “Descobrindo novos Caminhos”, que inaugura série sobre outras rotas de peregrinação que levam a Santiago de Compostela, capital da Galícia, na Espanha.

O evento (veja no www.youtube.com/watch?v=rmwkUkUbYYw) terá ainda exibição de vídeos e apresentação de música celta e do folclore galego, com o gaiteiro Luiz Henrique Castiñeiras e a flautista Mila Maia. “Você vai se surpreender com a tradicional rota de peregrinação cristã, surgida a partir do século IX, quando foram encontradas as relíquias de Tiago Maior, um dos 12 apóstolos de Jesus, que estão guardadas na cripta da catedral de Santiago de Compostela”, afirma o jornalista.

“As peregrinações revelam a busca de autoconhecimento pelo místico Caminho de Santiago, o que, de uma forma singela, é a parábola da luta diária em busca da plena felicidade”, sintetiza Ferraz, ao explicar  “a importância das peregrinações em sua vida, ora tirando dúvidas, ora gerando outros questionamentos, enfim, proporcionando uma nova visão de mundo.”

Segundo o jornalista, o projeto Pedras do Caminho foi idealizado para consolidar três grandes momentos pessoais: “O primeiro revelou o encontro comigo mesmo; o segundo, ensinou-me o sentido do perdão, não só pelo que faço, mas especialmente por aquilo de bom que deixo de realizar;  e o terceiro, enfim, me projetou um sentimento de busca sem fim, sem limites, o que foi definitivamente confirmado na quarta peregrinação”.

Metade da renda obtida com a venda dos livros será doada à Casa da Esperança de Santos. A instituição é mantida pelo Rotary Club de Santos e atende crianças e adolescentes portadores de paralisia cerebral.

Os livros estarão à venda na Realejo Livros, Bairro Gonzaga, em Santos, e poderão ser solicitados pelo e-mail titan.com@uol.com.br, telefones (13) 3284.2373 / 9.9147.6668.

Busca sem fim”

No livro que encerra a trilogia, o jornalista Luiz Carlos Ferraz realiza a tradicional rota tendo a oportunidade de relembrar as duas peregrinações anteriores e aprofundar o impacto do Caminho de Santiago em sua vida. “É uma busca sem fim, por experiência, equilíbrio, autoconhecimento, enfim, por tudo que possa significar uma vida em equilíbrio, repleta de felicidade”.

“Busca sem fim” é ambientado no Caminho Aragonês, que inicia em Somport, na fronteira entre França e Espanha. O trajeto possui 190 quilômetros e foi conquistado durante 7 dias. Além do aspecto pessoal, ao peregrinar o Caminho Aragonês o jornalista conheceu o rico patrimônio histórico, arquitetônico e cultural existente na rota, que cruza a comunidade autônoma do Aragão, formada pelas províncias de Huesca, Teruel e Zaragoza.

É nesse mundo de descobertas e desafios que o jornalista lembra da tradição de que o Santo Graal, o cálice sagrado de Jesus, permaneceu no Monastério de San Juan de la Penã de 1071 até 1399, após passar por diversas localidades, como a cova de Yebra de Basa, San Pedro de Siresa, Igreja de San Adrián de Sásabe, San Pedro de la Sede Real de Bailo, Catedral de Jaca… O Monastério que o peregrino visitou e revela suas impressões.

“Descobrindo novos Caminhos”

Nesta quarta peregrinação, feita em 16 dias, o pano de fundo é o Caminho Sanabrês (410 quilômetros), uma variante da tradicional Vía de la Plata, que inicia em Sevilha e segue até Astorga para encontrar-se com o Caminho Francês…  Com a quarta peregrinação, o jornalista completou 1.653 quilômetros a pé pelos Caminhos de Santiago…

 

santiago3_04

   Santiago de Compostela

Reza a tradição que, após pregar na Espanha, Tiago Maior, um dos 12 apóstolos de Jesus, filho de Zebedeu e Maria Salomé, regressou à Palestina e foi decapitado por ordem do rei Herodes (41-44 d.C.). Seu corpo foi colocado numa barca de pedra e, milagrosamente, viajou da Palestina à Galícia, chegando à costa em Iria Flavia, atual Padrón. O corpo foi sepultado e no século IX encontrado e declarado autêntico pelo bispo Teodomiro. No local, por determinação de Alfonso II, Rei de Astúrias e León, foi construída uma igreja, dando origem à cidade de Santiago de Compostela e ao fenômeno da peregrinação… Uma história que realmente mexe com o sagrado e a capacidade de inquirição de cada um de nós.

Sobre o autor

Luiz Carlos Ferraz, 58 anos, é natural de Santos, no litoral do estado de São Paulo, e exerce as atividades de jornalista e advogado. Diretor-editor da Titan Comunicação Ltda., é responsável pela edição do Jornal Perspectiva, dirigido à indústria imobiliária. Como repórter, atuou livrosantiago_Busca sem fimno extinto Jornal Cidade de Santos, do Grupo Folha da Manhã,e Diário do Grande ABC, de Santo André.

Ficha Técnica

Título: “Pedras do Caminho III, Busca sem fim no Caminho de Santiago de Compostela”

Autor: Luiz Carlos Ferraz

Editora: Titan Comunicação Ltda.

Nº de Páginas: 152

Título: “Descobrindo novos Caminhos, As pedras do Caminho Sanabrês a Santiago de Compostela”

Autor: Luiz Carlos Ferraz

Editora: Titan Comunicação Ltda.

. Nº de Páginas: 152