ilustracao dacosta humor e meio ambienteA exposição “Humor e Meio Ambiente” será inaugurada, em 12 de setembro, a partir das 21 horas, no Lobo Estúdio

Discutir a preservação ambiental e o impacto do homem sobre a natureza por meio do humor. Com este propósito, a exposição “Humor e Meio Ambiente” será inaugurada, em 12 de setembro, a partir das 21 horas, no Lobo Estúdio, na Vila Mathias, em Santos.

A mostra reúne 14 cartuns e 12 textos que abordam diversos aspectos do meio ambiente, de energia nuclear ao uso da água, de poluição atmosférica à produção e consumo de alimentos transgênicos. A exposição é o encontro do cartunista DaCosta e do jornalista Marcus Vinicius Batista, ambos professores da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

A mostra nasceu após uma conversa informal, em que DaCosta percebeu quanto a temática ambiental era recorrente na obra dele. A partir daí, Marcus Vinicius Batista elaborou os textos, baseando-se apenas no tópico satirizado pelo cartunista.

A exposição já passou pelo Jardim Botânico de Santos, Universidade Santa Cecília, Unimep (Piracicaba) e no Centro Cultural Martha Watts, também em Piracicaba.

No dia da abertura, haverá também um bate-papo com a dupla. Na mesma noite terá exibição de curtas-metragens sobre meio ambiente, na Primeira Mostra Gelatina de Audiovisual.

No mês passado, veio o convite para expor no Lobo Estúdio, espaço marcado pela diversidade cultural, que envolve de teatro à apresentações musicais, de mostras fotográficas à debates sobre a cultura contemporânea.

Biografias – Osvaldo DaCosta se formou na Faculdade de Belas Artes, em São Paulo. Mestre em Comunicação, ele é professor da Universidade Santa Cecília. Premiado em diversos salões de humor dentro e fora do país, DaCosta foi considerado por Ziraldo o último desenhista de humor brasileiro.

DaCosta já publicou ilustrações e cartuns em vários jornais da imprensa brasileira. Trabalhou, por exemplo, na Folha de S.Paulo, Diário do Povo, A Tribuna, Editora Abril. Em 2014, DaCosta foi premiado pela segunda vez no Porto Cartoon Festival, em Portugal. Ele também foi jurado no Salão Internacional de Humor, em Piracicaba, o maior da América do Sul, após vencê-lo duas vezes.

Marcus Vinicius Batista é jornalista há 21 anos. Formou-se também em História e é mestre em Educação. Há 12 anos, leciona em cursos de Comunicação na Universidade Santa Cecília e na Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal Folha de S.Paulo e em emissoras afiliadas das redes Globo, Record e Manchete. Atualmente, é colunista do jornal Boqnews, colaborador de revistas e dos sites Cinezen Cultural, Culturalmente Santista e Jornalirismo. Também edita blogs sobre política, futebol e crônicas.

A mostra “Humor e Meio Ambiente” estará em cartaz até dia 30 de setembro.

Serviço:
Endereço: Lobo Estúdio – R. Luís de Camões, 12 – Vila Mathias – Santos