A professora do curso de Artes Visuais da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Márcia Campos dos Santos, participará e coordenará a mostra do primeiro álbum de gravuras originais do coletivo santista de artistas Grupo de Gravura Mariana Quito (GGMQ). A inauguração será no dia 11, sábado, às 17 horas no teatro municipal Brás Cubas.

O álbum é uma homenagem à falecida artista plástica Mariana Quito e constitui-se de 25 estampas, sendo uma de cada um dos artistas participantes. As obras refletem as características individuais dos artistas com reflexos do mundo contemporâneo. As matrizes dos trabalhos apresentados foram realizadas em relevo e em côncavo, tanto com métodos tradicionais como xilogravura e gravura em metal, quanto com pesquisas de procedimentos alternativos como colagravura, transferência, chine collé, porchoir e frotagem.

Ao sair de Santos, será exposto na galeria da PUCP em Lima, no Peru, na Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación em Santiago do Chile e também no Museu de Évora, Portugal, cidade natal de Mariana Quito. Depois a mostra volta para o Brasil onde segue por diversos museus.

A coordenadora do projeto e do grupo Márcia Santtos afirma que o projeto itinerante é sempre um exemplo de acessibilidade. “ Ele beneficiará inúmeras pessoas, tornando a mostra um verdadeiro processo de apreciação e educação pela arte, mesmo que à distância.”

O Teatro Municipal Brás Cubas fica na Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias – Santos – SP.

Para maiores informações acesse: www.wix.com/ggmarianaquit3/albumgravura