O curso de pós-graduação lato sensu em “Justiça Restaurativa: construindo as relações humanas”, da Universidade Santa Cecília, realizou, às 15h da segunda-feira (25/10), uma oficina de pintura com os alunos dos dois 1ºs. anos do Colégio Santa Cecília. Dezenas de estudantes participaram deste evento, que aconteceu no espaço físico do colégio.

Esta é mais uma das ações ligadas à exposição concurso de produções artísticas do artista peruano Ivan Ciro Palomino, “Consciência: Girando pela Paz”, que acontece de 1º./10 a 7/11, na Pinacoteca Benedicto Calixto, e integra as comemorações do Jubileu de Diamante (60 anos) do Complexo Educacional Santa Cecília e a celebração do 1º. ano de inauguração do Núcleo Universitário de Práticas Restaurativas “Profa. Nilza Pirilo Teixeira” (Nupre/Unisanta).

A Profa. Dra. Selma Lara e a Profa. Mestra Liliane Rezende coordenam a pós-graduação em Justiça Restaurativa e o Nupre/ Unisanta e declararam que tal oficina nasceu da vontade de incluir mais alunos, além dos de 8ºs. anos que participaram do concurso artístico, no evento do artista peruano Ivan Ciro.

“A ideia foi justamente ‘colocar uma luz’ nas crianças pequenas, também como protagonistas, agentes e contribuintes da paz, pensando no tema: ‘Consciência: Girando pela Paz’ […] Nunca é cedo demais para começar a falar sobre paz, representatividade e parceria”, destacou a Profa. Selma.

A oficina começou com um momento de contação de histórias, realizado pela aluna da pós-graduação em Justiça Restaurativa Maria da Glória. Ela falou sobre as mascotes da pinacoteca, Cecizinho (cavalo marinho mascote da Unisanta), Ivanzinho (fazendo alusão ao artista Ivan Palomino) e Calixtinho (que faz referência ao artista que dá nome à pinacoteca de Santos, Benedicto Calixto), que fazem parte da exposição virtual do artista peruano.

A Profa. Dra. Selma Lara falou sobre a importância da inclusão das mascotes no evento: “Na exposição virtual aparecem as três mascotes, inclusive com uma história fictícia que fala sobre como estes se conheceram e se tornaram amigos. Para que as crianças e os visitantes tenham essa visão lúdica dos personagens históricos interagindo e chamando a atenção para a questão da arte”.

A Profa. Mestra Liliane Rezende apresentou aos alunos a exposição virtual “Consciência: Girando pela Paz”, explicando e fazendo perguntas motivadoras sobre as obras do Ivan Ciro Palomino, enaltecendo os três cartazes dos alunos premiados que participaram do Concurso de Produções Artísticas do município, com a representação das três redes de ensino (municipal, estadual e particular), e perguntando quem entre os alunos conhecia a Pinacoteca Benedicto Calixto.

“Quem conhece a Pinacoteca Benedicto Calixto? Já ouviram falar em obra de arte? O que é paz para vocês? Vocês serão o nosso futuro construindo os caminhos da paz e desconstruindo a guerra”, comentou a Profa. Liliane, que ainda continuou: “Além disso, o artista já foi premiado, pois suas obras apresentam a Justiça e a Paz, nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (mostrando o banner para os alunos). Um aluno comentou: ‘Eu já vi, está ali o Objetivo 16’ (apontando para o banner). As crianças levantavam as mãos querendo garantir a vez de falar: ‘Paz é quando não tem guerra, eu conheço o quadro da Mona Lisa’”.

Depois disso, os alunos fizeram produções artísticas tendo como base a imagem da mascote oficial da Unisanta, “Cecizinho”, o cavalo marinho. Segundo a Profa. Selma: “Cada um pintava como queria. Perguntaram se era para pintar de vermelho mesmo (cor original da mascote da Unisanta) e reforçamos que eles tinham liberdade para pintar como quisessem. As pinturas ficaram bem coloridas e atrativas. Eles pintaram os cavalinhos em cima do papel sulfite, depois deixaram secar e cada um ficou com o seu (…). Na Justiça Restaurativa damos vez e voz às pessoas (…). A arte é uma forma de fazer isso, porque muitas pessoas se expressam pela música, dança, pintura, teatro, enfim, são várias possibilidades de se ressignificar o real. E o artista tem uma licença poética, pois vê o real de outras formas, colocando a luz em coisas que passam de uma forma trivial e simples para nós, mas que para ele é uma inspiração”.

Por fim, a Profa. Lilane incentivou os alunos a visitar a Pinacoteca Benedicto Calixto, reforçando os vários exemplos da exposição virtual apresentada sobre a paz, mas que poderiam ver pessoalmente até o dia 07 de novembro. Falou sobre a novidade de acessar pelo celular, na entrada da Pinacoteca, uma imersão na obra de arte de Ivan Ciro: “Convidem seus pais a visitar a exposição com vocês para verem de perto essas obras de Ivan Ciro tão importantes pela paz!”.