Pagu e Lúcia Teixeira recebem homenagens na 9a Festa do Livro na Estação da Cidadania

176

por Ivani Cardoso

Com organização do Fórum da Cidadania, a Festa do Livro acontece no dia 23 de novembro, a partir das 14 horas, na Estação Cidadania, na Avenida Ana Costa, 340. Criado em abril de 2015, o evento tem como objetivo “promover na cidade de Santos um amplo movimento em favor do livro”, como citou a jornalista Helle Alves (in memoriam), idealizadora e mobilizadora da Festa do Livro.

Nesta edição, serão homenageadas a escritora Patrícia Galvão, a Pagu, que viveu muitos anos em Santos e foi uma grande agitadora cultural do seu tempo, e sua mais importante biógrafa, a psicóloga, educadora e escritora Lúcia Teixeira. A proposta da festa é aglutinar escritores e leitores com ampla troca de livros, lançamentos, rodas de conversa, sarau, apresentações musicais, contação de histórias, artes cinematográficas, visuais e outras. A direção é de Celio Nori, com a coordenação de Marly Carvalho e Tatiana Justel e curadoria de Flávio Amoreira.

Para Lúcia, essa homenagem é mais uma forma de celebrar a cultura, como espaço de transformação: “Pagu foi incansável na busca por conhecimento, na atuação de vanguarda na literatura, no jornalismo, na cultura e nos costumes sociais, instigante e polêmica, é resgatada em imagens e textos belos e fortes, como foi a sua vida. Com sua mensagem corajosa, mostra muito da nossa região, do Brasil e de cada um de nós. Receber todas essas mulheres nesse grande encontro literário será mais um grande momento de afirmação das liberdades”.

A abertura será às 14 horas, seguida pelo Varal de Poesia de Valdir Alvarenga e muitas outras atividades artísticas, contação de histórias e roda de conversa com escritores que falarão sobre suas obras. A entrada é gratuita.