Obras de quatorze artistas de diferentes campos das artes estarão reunidas a partir de 2 de setembro na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos (SP). Trata-se da exposição inCENAção, sob o comando do professor da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Gilson de Melo Barros. O evento será aberto às 19 horas, com uma apresentação do grupo Sociedade dos Poetas Vivos e um sarau recitativo sobre o poeta Walt Whitman.

A mostra segue até dia 14 de setembro, com trabalhos fotográficos de Tadeu Nascimento, Biga Appes, Eliana Vergara, Henrique Teixeira, Delba Baraldi, Tito Wagner e Wilson Mello. Segundo Melo Barros, todos são especialistas em registrar espetáculos teatrais, sendo que cada um convidou um artista plástico para promover um diálogo artístico sobre cada projeto. Dentre os convidados, está a professora da FaAC Unisanta, Beatriz Rota-Rossi.

“O objetivo é fazer com que se reflitam nesses trabalhos o conceito da exposição: o fio tênue que nos leva a atravessar os limites estabelecidos pela boca de cena, e nos conduz ao fato teatral, ao mágico”, explica Melo Barros sobre o evento, que terá ainda os artistas-plásticos Chico Melo, Luiz Otávio Pinheiro, Arlete Barboni, Daniel Cúccolo, Ana Akau e Renato di Renzo.

O inCENAção tem o apoio da Unisanta e da Casa de Fotos, além de contar com patrocinadores ligados diretamente à produção do 50º Festival Santista de Teatro Amador, evento do qual a exposição faz parte. A Pinacoteca fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, em Santos.