Lúcia Maria Teixeira Furlani mergulhou sua sensibilidade no universo infantil e nos traz um presente: seu primeiro livro para crianças e jovens. Tudo é possível – Incrível Viagem no Tempo, dia 10, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), das 17 às 19h30. É um passeio no passado e no espaço da Baixada Santista, cheios de cores e informações sobre locais e personagens do litoral. São aulas de cidadania, de história, geografia e cultura, apresentadas com muita leveza e bom humor.

A tarde de autógrafo beneficente será realizada no Bloco E da Unisanta, Rua Cesário Mota, 8, com contadores de histórias, personagens do livro e muita diversão, para crianças e adultos viajarem no tempo.

O personagem Lucas é o nome do filho da autora, que a inspirou nessa tarefa de traduzir os sonhos e a imaginação das crianças. É ele quem, todas as noites, me pede para inventar e contar uma historinha… Essa senha, fornecida por ele, abre espaço para deliciosos caminhos de puro encantamento”.

“Tornar a criança herói é fazê-la sujeito do que é narrado. Assim, podemos descobrir que a narrativa não tem dono e qualquer um de nós pode imaginar, criar e ousar, na história e na vida”, acrescenta a escritora.

Benedito Calixto, José de Anchieta, José Bonifácio, a escrava Bakhita e Santos Dumont são alguns dos companheiros de aventuras do menino, junto com piratas, índios, homens primitivos, heróis e vilões.
“O livro expressa um sonho, um desejo: tornar possível a todas as crianças o direito de vivenciar a experiência criativa e cultural de viajar na leitura e mergulhar de cabeça no mágico”, afirma Lúcia.

Currículo –
LÚCIA MARIA TEIXEIRA FURLANI é Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga e Educadora. Nasceu e reside em Santos (SP). Autora dos livros Autoridade do Professor: Meta, Mito ou Nada Disso? , Fruto Proibido – Um Olhar sobre a Mulher, Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo, A Claridade da Noite – Os Alunos do Ensino Superior Noturno e Croquis de Pagu, entre outros . Recebeu vários prêmios. É presidente da UNISANTA – Universidade Santa Cecília – e do Colégio Santa Cecília, em Santos, Presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Delegada Regional e Diretora do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – e Diretora do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas.

Informações sobre o livro:
Tudo é Possível Incrível viagem no Tempo, de Lúcia Maria Teixeira Furlani
Editora Unisanta
Ilustrações: Bill Silva e Leandro Rodrigues
Lançamento: 10 de dezembro, das 17h às 19h30 na Unisanta –
Rua Cesário Mota, 8, em Santos – e em todas as livrarias, com preço de custo e renda beneficente em prol de entidades de assistência a infância.
e-mai: lucia@unisanta.br

Sinopse do Livro
Lucas é um menino que viaja no tempo e conhece lugares e pessoas incríveis.
Embarque com ele nesta aventura, junto com piratas, índios, escravos, homens primitivos, sereias, vilões e muito mais.
No caminho, cercado pela Mata Atlântica, aparecem, de forma criativa e divertida, Benedicto Calixto, José de Anchieta, José Bonifácio, Santos Dumont, Anastácia, Bakhita e… bem, o melhor da história está por vir.
Na máquina do tempo, o que nos impulsiona são os nossos sonhos.
Comece a acreditar. Acreditar é o primeiro passo para fazer tudo acontecer.

Indicações:
Livro para todas as idades. Aborda de forma lúdica uma deliciosa viagem, mistura de História e imaginação.
Faz de uma criança comum, o filho da autora, o herói, o sujeito do que é narrado.
Para a autora, o objetivo é mostrar que a narrativa e a História não têm dono.
Se Lucas pode libertar os escravos, lutar com piratas e ter como companheiros de aventuras Santos Dumont, Benedito Calixto, Anchieta, José Bonifácio, Anastácia, Bakhita, qualquer um pode imaginar, criar, ousar, inclusive a criança pequena. Ousar em desenhos, nas histórias, nas relações escolares e na vida.
Leitura altamente recomendada para todas as idades e ricamente ilustrada. Para pré-leitores, leitores iniciantes, leitores em processo, leitores fluentes e leitores críticos.

Outras indicações para utilização pedagógica:
Temática: a imaginação e a leitura que permitem uma viagem pelo espaço, o tempo e a História. O encontro com o direito de sonhar, de transformar sonhos em realidade, viagem necessária a todos, em todas as idades.
Temas transversais: Utilização da fantasia e da imaginação para alcançar objetivos, o prazer de ler, força de vontade, criatividade, solidariedade, iniciativa, pluralidade cultural, cidadania, percepção do lado positivo em todos os fatos, biografias, mitos e lendas, afetividade, humor, inteligência, pensar, querer, sentir!
Interdisciplinaridade: História, Geografia, Ciências, Ecologia, Meio Ambiente, Artes e Ética.

Apresenta, no final:
– Mapa do tesouro, com localização dos personagens e das diversas cenas.
– verbete com dados sobre a história dos personagens (agrupados no final, no título Saiba Mais
– Curiosidades para crianças e gente grande também).

Palavra da autora
Tudo é possível – incrível viagem no tempo nasce sob a inspiração de meu filho Lucas. É ele quem, todas as noites, me pede para inventar e contar uma historinha… Essa senha, fornecida por ele, abre espaço para deliciosos caminhos de puro encantamento.
O livro expressa um sonho, um desejo: tornar possível a todas as crianças o direito de vivenciar a experiência criativa e cultural de viajar na leitura e mergulhar de cabeça no mágico.
Encontrar-se com a leitura, consigo e com o mundo. Sonhar seu melhor sonho. Olhos abertos para ver. E compreender-se na viagem.

Lúcia Maria Teixeira Furlani