O livro e o vídeo Pagu – livre na imaginação, no espaço e no tempo, da escritora Lúcia Maria Teixeira Furlani, integram o rol de obras que serviram de inspiração para a criação da personagem Pagu, na minissérie Um Só Coração, que estréia nesta terça-feira (6), na Rede Globo.
A atriz Miriam Freeland interpretará a personagem na obra dos escritores Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira. A minissérie vai abranger o período entre 1922 e 1954, quando São Paulo passou de importante centro cafeicultor a metrópole industrializada. Além de Pagu, figuras históricas, como Santos Dummont, Mário de Andrade e Assis Chateubriand, entre outros, farão parte da trama.

As obras de Lúcia incluem-se entre aquelas que retratam o período focalizado pela minissérie e pesquisadas pela escritora Maria Adelaide Amaral e pela atriz Miriam Freeland para compor a personagem Pagu. Por este motivo, Lúcia foi convidada para o lançamento da minissérie, ocorrido no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo.
Prêmios – O vídeo Pagu, livre na imaginação, no espaço e no tempo, lançado pela Editora UNISANTA, foi selecionado pelo Ministério da Cultura (MinC) como um dos melhores documentários dos últimos sete anos, no período de 1995/2001. Lúcia é a autora, fez a narração e o roteiro.
O curta-metragem, dirigido por Marcelo Tassara e Rudá de Andrade, integra o catálogo publicado pelo MinC, denominado Panorama do Documentário Brasileiro – um balanço de 7 anos de produção de documentários brasileiros.
Com diversas premiações, os trabalhos de Lúcia sobre Patrícia Galvão, a Pagu, têm recebido elogios de críticos de cinema, de arte e de literatura. O vídeo ganhou o Prêmio Exu Jorge Amado, da 28ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia e também foi escolhido para iniciar a série 80 anos de Modernismo, produzida pela Fundação Nacional de Arte (Funarte).
O vídeo tem duração de 21 minutos e mostra acontecimentos marcantes da política e cultura brasileiras. Desenhos de Pagu, inclusive inéditos do seu Álbum de Croquis e de Federico Garcia Lorca, são atrações à parte.
Livro – Desde seu lançamento, em março de 1989, o livro tem recebido elogios dos principais jornais e revistas brasileiras e obtido excelente repercussão nos meios acadêmicos brasileiros e estrangeiros, sendo objeto de estudos na Universidade de Berkeley, da Califórnia, Estados Unidos.
No prefácio, o jornalista Geraldo Galvão Ferraz, jornalista e filho de Pagu, fala que “o livro de Lúcia Maria Teixeira Furlani tem garantido um lugar essencial na fortuna crítica e biográfica sobre Patrícia Galvão. As duas nunca se cruzaram na curva da praia, perto da Pedra da Feiticeira ou numa mesa do bar Regina, mas seus espíritos certamente se encontraram (…). Patrícia Galvão e Lúcia se tocaram nessas páginas de oceânicas confluências”.

A autora – Lúcia Maria Teixeira Furlani é diretora-presidente do Instituto Superior de Educação (ISESC), que mantém o Colégio e a Universidade Santa Cecília. É psicóloga, Doutora e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Contatos com a escritora podem ser feitos pelo e-mail lucia@unisanta.br. Há também uma página especial sobre a obra no site www.unisanta.br/pagu.

Em 06/01/04