Os alunos do curso de Educação Artística da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) assistiram a uma aula magna dada pelo diretor de teatro José Renato Pécora, dia 21, no Anfiteatro I do Bloco D da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 266. 6º andar. José Renato é um nome de expressão nacional, muito importante para a dramaturgia e a história do teatro brasileiro, segundo os críticos.
Fez especialização em Direção Teatral no exterior e foi assistente de Jean Vilar, René Clair, George Wilson e Gerard Philippe em Paris, e de Giorgio Sthreller, na Itália. Encenou, pela primeira vez no País, um espetáculo usando um espaço de arena na Escola de Arte Dramática da USP. A partir de 1956, o Teatro de Arena se notabilizou por apresentações de cunho político e contestatório, com a participação de Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri e Oduvaldo Viana Filho, o Vianinha.
O Teatro de Arena estimulou os debates sobre a crítica social, de teor marxista e por uma dramaturgia socialista, no que foi imitado pelo Grupo Opinião, do Rio de Janeiro. Entre as montagens que marcaram época e que influenciaram as outras produtoras destacam-se Chapetuba Futebol Clube (1959 de Oduvaldo Viana Filho- Vianinha) e Revolução na América do Sul (1960, de Augusto Boal). No Uruguai, com o grupo El Gápon, dirigiu A Invasão, de Dias Gomes.
O diretor escreveu sete peças de teatro e muitos programas de televisão. Dirigiu cerca de 70 espetáculos. Entre eles, Boca de ouro, de Nelson Rodrigues e O pagador de Promessas, de Dias Gomes, além de Eles não usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri. Atolado em problemas financeiros e enfrentando problemas com a censura, o Teatro de Arena não conseguiu sobreviver. Seu último trabalho como núcleo permanente foi Doce América, Latino América, em 1971.
José Renato foi ainda professor de Direção Teatral da Universidade do Rio de Janeiro e no Teatro dos Arcos, em São Paulo, onde dirige atividades visando formar novos talentos. Exerceu, entre 1996 a 1999, a presidência da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Assecom – UNISANTA –
assecom@unisanta.br – www.unisanta.br
Tel: 3202-7113