Depois de ser destaque no Programa Almanaque, da Globo News, em  Jornais como Folha e Estado de S. Paulo, em revistas de grande circulação e nos principais sites do País, o livro “Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão” foi indicado pelo apresentador Fausto Silva, durante o programa Domingão do Faustão, dia 19/12, como uma ótima dica de presente.

Escrito pela presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Lúcia Maria Teixeira Furlani, e pelo filho de Pagu, Geraldo Galvão Ferraz, a obra é coeditada pela Editora Unisanta e pela Imprensa Oficial.

“Este livro é muito importante para homens e mulheres conhecerem um pouco da recente história deste País”, afirmou Fausto Silva no “Vitrine do Faustão”, quadro que mostra uma seleção rigorosa dos melhores lançamentos literários da atualidade.

Destaque internacional – Além da repercussão nacional, Viva Pagu também é destaque nos EUA.  A escritora Lúcia Furlani foi convidada para participar, em outubro de 2010, do VII Congresso Internacional da American Portuguese Studies Association – APSA, realizado na Brown University, nos Estados Unidos. Lúcia falou sobre o tema Patrícia Galvão e Brasil: Travessias para Diferentes Paixões.

Sobre o livro

Lucia Maria reuniu documentos de e sobre Pagu durante mais de vinte anos. Na fase final do processo, nos últimos cinco anos, contou com a ajuda do jornalista Geraldo Galvão Ferraz, filho da escritora. O livro traz muitas fotos, mas também desenhos, cartas e textos. Todas as cartas são inéditas, além de fotos e vários textos – como “Microcosmo”, que ela escreveu na prisão, em 1939, e duas peças teatrais inéditas: “Parque Industrial”, baseada no romance homônimo publicado em 1933 e “Fuga e Variações”, escrita em 1952.

Os autores

Lúcia Maria Teixeira Furlani é Mestre e Doutora em Psicologia da Educação, autora de “Pagu – Livre na imaginação, no Espaço e no Tempo”, “Croquis de Pagu”, “ A Claridade da Noite “ e dos infantis “ Tudo É Possível “ e “O Segredo da Longa Vida”, entre outros. É presidente da Universidade Santa Cecília e presidente do Centro de Estudos Pagu Unisanta, em Santos.

Geraldo Galvão Ferraz é jornalista, crítico literário e tradutor. Trabalhou nas revistas “Veja”, “Isto É”, “Playboy”, “Cult”, e nos jornais “O Estado de S.Paulo” e “Jornal da Tarde”, entre outros. É autor de “A empolgante história do romance policial”, recebeu dois prêmios Jabuti e atualmente coordena o Centro de Estudos Pagu Unisanta.