A exposição itinerante Croquis de Pagu, com textos, desenhos e fotos pesquisados pela escritora, educadora e psicóloga Lúcia Maria Teixeira Furlani, volta a Santos a partir do dia 10 (quinta-feira próxima), às 19h30, na galeria da Sala Plínio Marcos, que fica na sede da Oficina Cultural Regional Pagu (Casa de Câmara e Cadeia de Santos – Cadeia Velha), na Praça dos Andradas, Centro de Santos. Estará aberta ao público, com entrada franca, de segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas e aos sábados, das 10 às 18 horas.
A mostra faz parte do Seminário Gestão Cultural – Modernidade, Terceiro Setor & Negócios: A Cultura como instrumento de desenvolvimento local, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio da Delegacia Regional de Cultura e Oficina Cultural Regional Pagu. O evento tem apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Santos e será realizado de 10 a 12 deste mês, com abertura às 19h30, também na Sala Plínio Marcos.
Croquis de Pagu – A exposição Croquis de Pagu, organizada por Lúcia com produção de Rudá de Andrade, filho de Pagu e Oswald de Andrade, percorreu todo o Brasil, apresentando desenhos inéditos de Patrícia Galvão e reproduções de fatos importantes da Musa do Modernismo.
O material a ser exposto é extraído do livro homônimo Croquis de Pagu e Outros Momentos Felizes que Foram Devorados Reunidos, com textos e organização de Lúcia (Editoras UNISANTA/Cortez), lançado em maio de 2004, encontrado nas principais livrarias. Tanto no livro (128 páginas), como na exposição, podem ser conhecidos os desenhos que permaneceram inéditos por 75 anos no Caderno de Croquis de Pagu, além de outros que a Musa do Modernismo dedicou à Tarsila do Amaral, no Álbum de Pagu.
As duas produções são de 1929, período em que Patrícia Galvão emerge no Modernismo, sob a tutela de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Lúcia incluiu, no livro e na exposição, fotos de momentos importantes de Pagu, além de amplo material de pesquisa, como jornais, de 1931 a 1959.

Outras obras – Lúcia Teixeira Furlani é também autora do livro, em quinta edição, e do videodocumentário homônimos, Pagu, Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo, obras que têm sido objeto de estudos em universidades no exterior e no País, e que também foram usadas para pesquisas da minissérie da TV Globo Um só coração e para a atriz e diretora da peça Pagu Que, a qual estreou em maio, na Capital.
Dirigido por Rudá de Andrade e Marcelo Tassara, o documentário Pagu foi premiado na 28ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Doutora em Psicologia da Educação e diretora-presidente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Lúcia Maria Teixeira Furlani é ainda autora dos livros A Claridade da Noite – Os Alunos do Ensino Superior Noturno e Fruto Proibido – Um Olhar sobre a Mulher.

Novo livro: Pagu e seus amores – A convite da Revista Cult, Lúcia Teixeira Furlani publica artigo, na edição de abril, sobre Pagu e seus amores. Nele, serão revelados detalhes da intimidade amorosa de Patrícia Galvão, Oswald de Andrade e Geraldo Ferraz, além de fotos e poemas inéditos de Pagu, escritos na prisão.
Outras informações sobre o seminário podem ser obtidas pelos telefones: 3219.7456 e 3219.2036, ou pelo e-mail oficinapagu@ig.com.br.