Ao enaltecer a figura de Patrícia Galvão, Pagu, na breve explanação sobre o enredo que a Escola de Samba X-9 levará para avenida no Carnaval de 2006, o carnavalesco Renato Di Renzo emocionou um grande público, sábado à noite (20), no Salão de Festas do Clube de Regatas Saldanha da Gama, na Ponta da Praia.

Com o enredo “Eh, Pagu Eh, paixão que faz doer”, a mais tradicional agremiação carnavalesca da Cidade pretende mostrar a vida e principalmente a paixão de um dos maiores ícones da cultura santista, Patrícia Galvão.

“Pagu foi uma mulher absolutamente forte, que fez de sua existência uma incessante batalha pela valorização do ser humano e de sua necessidade mais básica, a liberdade. É sobre essa grande mulher que a X-9 vai falar no Carnaval de 2006”, afirmou o carnavalesco.

A apresentação oficial do enredo da X-9 reuniu outros grandes nomes da intelectualidade da Cidade, também ligados à escola do Macuco, como o teatrólogo Tannah Corrêa e o cineasta Toninho Dantas, que exibiu um documentário sobre a origem da X-9 e sua trajetória.

A presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, mantenedor da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), professora doutora Lúcia Maria Teixeira Furlani, também se fez presente e como todos foi à emoção: “É maravilhoso estar ao lado da X-9 neste resgate do Carnaval e principalmente na construção de um enredo sobre uma pessoa à qual me acho intimamente ligada”.

O presidente da X-9, Leandro Chadad, acadêmico de Direito da UNISANTA, agradeceu ao apoio da Universidade e do Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, e emocionou-se ao falar sobre sua escola: “a luta está só começando e precisamos contar com todos os xisnoveanos nesta briga. Nada se faz sem muito sacrifício, lágrimas e suor. Vamos para avenida mostrar a força de nossa Escola e a eterna paixão de Pagu pela cultura e essencialmente por sua gente”.

Também ocorreram apresentações de grupos de pagode, lambaeróbica; do casal de mestre sala e porta bandeira da escola; da bateria Magia Xisnoveana; da Velha Guarda e da ala dos compositores, que deu uma mostra de como será o Concurso de Samba de Enredo do Carnaval 2006.
A apoteose da apresentação do enredo do Carnaval 2006 ficou por conta da exibição do pavilhão da escola, na exibição conjunta do casal de mestre sala e porta bandeira, bateria e integrantes da ala dos compositores, entoando o hino da escola, acompanhados indistintamente por todo o público. “Quando você ouvir a melodia…”.