Além  das esculturas em pedra-sabão e em mármore e dos painéis em chapa de ferro, ele apresentará  esculturas em ferro, até dia 30/7.

Artista plástico e professor de Artes do Colégio Santa Cecília, Elver Savietto expõe sua obra: “Pedra/Ferro/Barro”, com abertura  às  19 horas do dia 15 (sexta)  no Centro de Cultura Municipal Patrícia Galvão,  e até 30 julho, na Av.  Pinheiro Machado, 48, 2° piso, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h e  aos sábados,  das 13h às 18h.

“A mostra no Centro de Cultura Municipal Patrícia Galvão para mim é motivo de alegria, pois nestes anos que trabalho com escultura expus em diversos espaços culturais, todo incríveis, mas aqui é a primeira vez”, afirma Savietto.  “E por ter um grande vão livre, é bem interessante ver as esculturas em um espaço arquitetônico como do Centro de Cultura Patrícia Galvão. Elas  ganham uma nova dimensão”, diz o professor.

Desde o início de sua carreira – sua primeira exposição foi em 1976 – o professor Savietto tem criado em pedra-sabão, mármore de Carrara, cimento celular, cerâmica e, mais recentemente, até ferro tem entrado na composição de suas esculturas.

“Inquietamente criativo, Elver Savietto lida com uma diversidade de materiais e obtém resultados fascinantes”, afirma a profª drª Lilian Ghiuro Passarelli. “Ao longo dos anos, aos torsos femininos em pedra-sabão, em constante busca de harmonia e movimento para uma composição equilibrada, foram acrescentadas resoluções que variam do abstrato ao simbólico, ora para resolver um problema de ausência de volume, ora para reforçar a ideia de fertilidade”.

Outra marca de sua obra, segundo a professora Lilian, é a temática com duas figuras – feminina e masculina –, que  tem sido objeto de estudo “em busca do sintetismo da forma e da passagem perfeita entre as figuras. Ao inaugurar o uso do mármore de Carrara, em 1994, iniciou-se o estudo em que a presença do movimento ondulante se instaurou pela composição a partir de uma espiral, com emprego de resoluções que, em busca de volumes, acentuados ou não, recorreu a formas côncavas e convexas”.

Trajetória – O professor Savietto teve contato com argila em 1974 através de seu pai e depois em curso de cerâmica em SP no mesmo ano, e com a pedra e ferro em julho de 1976 no curso de escultura do 10º Festival de Inverno de Ouro Preto, ministrado pela UFMG, com duração de tempo equivalente ao curso regular da universidade.

Em 1978 ingressou na Faculdade de Artes Plásticas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), tendo se formado em 1980. Nessa época, havia conseguido quatro importantes prêmios em salão de arte. Entre eles,  o primeiro lugar no Salão Universitário Estadual FAUS em 1978, amplamente divulgado pelos jornais A Tribuna e Cidade de Santos. No júri, artistas conceituados como Mauricio Nogueira Lima, Gilberto Salvador, Luis Hamen e o artista italiano Lucio Morra.  Antes de terminar o curso universitário, em 1980, conquistou  uma medalha de prata no Salão de Belas Artes de Piracicaba.

“Pedra, Ferro, Barro” – Mostra de Elver Savietto

Centro Cultural Patrícia Galvão

Av. Pinheiro Machado 42, 2º piso.

De segunda a sexta, das sexta-feira, das 13h às 20h e  aos sábados,  das 13h às 18h.

Abertura: 15/7, às 19 horas.