O espetáculo em live cinema “Chamei porque te Amo”, criado e dirigido por Eduardo Ricci, professor e coordenador do Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), estreia dia 31 de agosto, às 19h, no Sesc Santos. A apresentação é uma mistura de cinema ao vivo com performance que aborda “de forma sutil e provocativa as relações humanas em tempos de amores líquidos. Também investiga o universo da sexualidade e suas interações com o cotidiano”, afirma o autor.

Ricci se refere à expressão “amores líquidos”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, sobre a instabilidade das relações humanas instáveis, que não são feitas para durar. Live cinema, ou cinema ao vivo, é a execução simultânea de imagens, sons e dados por artistas visuais, sonoros ou perfomáticos.

“Chamei porque te Amo” é uma narrativa, não linear, que traz a história de uma jovem que está sozinha em seu quarto à espera da ligação de alguém. Enquanto isso, “brinca com o território de suas memórias reposicionando-as, de forma que suas relações com o ambiente dialogará com as identidades do espectador. Um convite para experimentar os outros que nos compõem, numa viagem em lightshow (show de luzes) sobre nossas esquinas.

Participam do espetáculo Erika Karnauchovas, professora do curso de Gestão Comercial – Moda, da Unisanta, e Fabiana Miler, ex-aluna do curso de Artes Visuais. Os ingressos custam de R$1,60 a R$8,00 e são vendidos apenas no Sesc Santos, que fica na Av. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida, Santos/SP.

Processo criativo

Este espetáculo cinema em live faz parte das pesquisas do ensaio vídeofotográfico “Verticidades”, que registra “os vértices reais e imaginários em esquinas de cidades nacionais e internacionais, pelo jornalista, fotógrafo e diretor de cinema, Eduardo Ricci. As principais fontes de inspiração para o processo criativo “são as fronteiras entre a alma, o corpo e a cidade”.

Segundo Ricci, “a liquidez do amor atual é abordada a partir dos movimentos provocativos, intensos e expansivos que buscam no espaço presente e imaginário um corpo que transborda a alma imoral”. As imagens exibidas são resultados de pesquisas, loopings, cenas de filmes e gravações no morro do Voturuá, localizado na divisa entre as cidades de Santos e São Vicente, litoral do estado de São Paulo. Performance com Fabiana Miler, direção corporal de Erika Karnauchovas, assistência de produção de Alex Ramos e produção e direção geral de Eduardo Ricci.

Workshop

Antes da apresentação será realizado o workshop “Live Cinema em tempos líquidos”, às 14h, no auditório do Sesc Santos. Com mediação do diretor do espetáculo Eduardo Ricci e da diretora corporal Erika Karnauchovas. Será abordado todo o processo criativo, do uso de equipamentos multimídias à performance que integra ações participativas com o público. Para participar do workshop é necessário fazer inscrição gratuita, no Sesc e trazer roupa para práticas de expressão corporal.

Eduardo Ricci (Diretor)

Trabalha com cinema desde 1995, é jornalista, fotógrafo e diretor de cinema. Já realizou quatro seis curta-metragens, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação. Coordena o Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (Santos/SP) desde 1999, é diretor do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, evento realizado em parceria com o Sesc Santos desde 2004. Leciona sobre fotografia, cinema e vídeo em cursos de extensão universitária, na Unisanta. Desenvolve trabalhos audiovisuais a partir do cinema como prática social, com crianças e deficientes visuais. Realiza, a partir de 2008, o projeto Verticidades, que consiste num ensaio vídeo fotográfico sobre esquinas de cidades nacionais e internacionais. Como parte dos estudos e práticas do Projeto Verticidades, dirige e atua como VJ nos espetáculos em live cinema: “Como Assim?!…” e “Chamei Porque Te Amo”.

Erika Karnauchovas (Diretora corporal)

Mestre em Artes Cênicas com a pesquisa “Um Processo Criativo em Dança contemporânea: a simbiose Pedra/Osso na conexão entre os Princípios da Eutonia e os Fatores do Movimento, concluída em 2008 no Instituto de Artes da Unesp, SP. Graduada em Dança pela Universidade Metropolitana de Santos (1996) e graduação em Educação Artística pela Universidade Santa Cecília (1992). É professora no curso de Gestão de Moda, da Unisanta e no curso de graduação a distância de Artes Visuais, na Unimes, em Santos/SP. Tem experiência na área das Artes Plásticas e Cênicas, com ênfase em Performances e Dança Contemporânea, dirigindo e atuando como pesquisadora e intérprete/criadora.

Fabiana Miler (Performance)

Formada em Artes Visuais pela Unisanta, leciona sobre Artes em escolas públicas e privadas de Santos. Atua como performer em espetáculos em live cinema desde 2010, entre eles “Como Assim?!..” e “Chamei Porque Te Amo”. Protagonizou o curta-metragem “Aquela Noite”, dentro do projeto Cine Degusta, sobre a interação entre cinema e gastronomia.

Alex Ramos (Produção)

Atua como cinegrafista em diversas produções culturais e esportivas. Atualmente realiza estudos e pesquisas em produção multimídia com dispositivos móveis.