Documentário sonoro “Cinema: um afeto santista”, produzido pelo LabCine – Unisanta, tem seu primeiro episódio exibido

11

No dia 27 de setembro, foi lançado o primeiro episódio do documentário sonoro “Cinema: um afeto santista” produzido pelo LabCine – Unisanta. O lançamento contou com um bate-papo ao vivo sobre o processo criativo e de aprendizagem da equipe do LabCine.

A produção utiliza, como objeto de pesquisa, o cinema na paisagem santista e, como método de abordagem, a paisagem sonora e a fenomenologia, que dão o tom da produção. O primeiro episódio conta com dois entrevistados e com a inserção de conteúdos narrados e compostos pelos alunos produtores.

Nesta primeira temporada, foram produzidos seis episódios, cada um deles abordando aspectos de uma região de Santos, da paisagem urbana, seus lugares e territórios, trazendo o afeto pelo cinema, tanto nas histórias locais quanto em sua arquitetura e natureza.

Eduardo Ricci, produtor do documentário, compartilha como foi a participação dos alunos no projeto: “A participação é sempre nesse sentido de eles quererem aprender e, nesse processo, desenvolver uma ação em que o curso que eles escolheram seja psicologia, jornalismo, publicidade, produção multimídia, vários cursos que passam aqui pelo LabCine. Poder passa toda essa experiência e colocar tudo isso em prática, mesmo ainda estando no 1° ano.

Rafael Bernardini aluno do 2.° ano de Publicidade e Propaganda e produtor do documentário, conta a importância de uma atividade como essa para a sua formação: “ Eu acho muito importante porque é um conhecimento a mais para a nossa formação e, com isso, a gente consegue aprender mais sobre cinema e sobre Santos, e principalmente sobre o cinema em Santos.

Ainda segundo Eduardo, foram realizadas pesquisas durante o processo de produção do projeto: “Nós fizemos algumas pesquisas antes de começar a fazer as entrevistas com os professores da Universidade para poder escolher quem se encaixava mais no nosso propósito, e é muito legal trabalhar dessa maneira, porque assim a gente trabalha a interdisciplinaridade dentro da instituição. Depois de fazer essa pesquisa de saberes, a gente faz um recorte de tudo que foi dito e pesquisado, a gente estuda e vê o que tem de cinema e geografia, fazemos um cruzamento de tudo isso, e é assim que nascem os episódios”.