O professor de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Osvaldo da Costa, o DaCosta, recebeu homenagem no XVI PortoCartoon World Festival, realizado de 20 a 23 de junho, no Museu da Imprensa, em Portugal. Na oportunidade, DaCosta recebeu troféu,  uma menção honrosa com um cartoon que retrata os problemas das cidades e uma menção especial, esta última, no Prêmio Especial de Caricatura Nelson Mandela. DaCosta foi o único cartunista brasileiro presente no evento.

Os quatro trabalhos enviados pelo cartunista ao PortoCartoon foram publicados no catálogo do Prêmio Especial Siza Vieira e Nelson Mandela. Na categoria Água Viva, Terra Viva, o cartoon de DaCosta foi um dos finalistas. No Salão do PortoCartoon, o professor da Costa apresentou um resumo sobre o Humor Gráfico, relacionado à sua dissertação de mestrado.

Durante sua estada em Portugal, o docente participou da inauguração da exposição e da Rua do PortoCartoon, além de marcar presença na Festa da Caricatura, que contou com diversas atividades no centro da cidade do Porto.

Outros prêmios – DaCosta começou a participar dos salões de humor a partir de 1980. Foi premiado em vários concursos, tanto nacionais como internacionais. Em Portugal, foi o segundo colocado na 9º edição do evento PortoCartoon, com o tema sobre a globalização,  em 2008.

Foi homenageado no Catálogo “12º International Festival of Grafhic Humour” (Festival Internacional do Humor Gráfico),  no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Festival Internacional de Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu, Festival Internacional de Humor Gráfico e Historieta de la Pasión Riverplatense,  na Argentina, no Salão Carioca de Humor, Salão Internacional de Humor de Piracicaba, entre outros.

Tem  trabalhos  publicados em O Pasquim, O Pasquim 21, Revista Bundas, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Folha de São Paulo e A Tribuna.

Sobre o festival – Iniciado em 1999, o PortoCartoon se transformou num ponto de atração mundial do desenho humorístico. Centenas de cartunistas participam. A guerra, a poluição, a fome, o consumismo, a falta de água, o abuso de poder, etc. são alguns dos temas abordados. O  cartoon é um bom barômetro da liberdade e da democracia, segundo os organizadores.